Home Artes Marciais Faixas no Jiu Jitsu – Dúvidas Frequentes

Faixas no Jiu Jitsu – Dúvidas Frequentes

Em uma leitura sobre graduação e faixas no Jiu Jitsu, achei interessante compartilhar para…

por Redação
0

Em uma leitura sobre graduação e faixas no Jiu Jitsu, achei interessante compartilhar para dirimir dúvidas dos atletas e praticantes da arte suave.

Em quanto tempo eu chego a faixa preta?

O tempo que o atleta vai levar para ser graduado da faixa branca à faixa preta fica a critério de cada professor, devendo ser obrigatoriamente respeitado o período mínimo de permanência em cada cor de faixa.

O que significa faixa preta com ponta branca?

Muita gente estranha o uso da ponta branca na faixa preta, por não ser muito comum. A ponta branca é destinada a atletas competidores, mas o seu uso é facultativo, podendo o atleta lutar com a faixa preta lisa ou com a ponta vermelha (com ou sem graus).

Quanto tempo da preta para a coral?

Após receber a faixa preta, o atleta conseguirá chegar a faixa coral (vermelha e preta) após 31 anos de registrado com faixa preta.

Com quantos anos você pode pegar a faixa vermelha?

A idade mínima para conquistar a faixa vermelha é de 67 anos.

É preciso ter exames de faixa para subir de faixa?

O exame de faixa é muito particular de cada academia, a IBJJF não impõe qualquer avaliação técnica como impeditivo para graduação do atleta.

Para que serve a faixa verde e amarela?

Você deve ter notado que não aparece na lista de graduação de faixas a faixa verde e amarela, o motivo disso é que a faixa verde e amarela não é uma faixa de graduação.  Ela é uma faixa usada para diferenciar atletas em uma luta e facilitar para o mesário e para a plateia a identificação dos pontos e punições assinaladas pelo árbitro.

Importante ressaltar, de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, que sempre deverá ser respeitado o período mínimo em cada faixa.

Apesar de não ser obrigatório o exame de faixa, em minha opinião, como forma de valorizar o atleta ou praticante, e como maneira de consagrar em uma solenidade esse momento tão especial, deve haver um exame de faixa, sendo o dia ideal para comprovar se o aluno que sabe as posições requeridas, possui um entendimento do jiu jitsu, teve disciplina para treinar e se dedicar ao exame. Não deve estar preparado somente para o momento do combate, mas sim para a vida, de forma geral.

Com certeza, existem outras formas de graduar um aluno, mas que seja especial, inesquecível e criativa, contudo que o exame de faixa seja regra, e outras formas sejam exceção.

Na próxima matéria, mais dúvidas a serem sanadas.

Oss