Desde o início do ano, pais e filhos da natação brusquense têm se desafiado em competições de águas abertas. Com a pandemia do coronavírus ainda impactando as provas de natação, o momento foi de fortalecer vínculos em provas que envolvem as famílias.
São nestas ocasiões em que o exemplo de casa passa para as águas, como é o caso de Ronaldo Fiuza. Ele é policial militar, mas aos fins de semana tira a farda, coloca a touca e acompanha a filha, Ana Lúcia, que já é um dos destaques da natação de Brusque em provas pelo estado.
Exemplo que vem de cima
Assim como Ana Lúcia, os nadadores Gabriela e Bernardo Moritz Zoschke também tem a oportunidade de terem a companhia do pai nas provas de natação. James Zoschke foi atleta e sempre gostou da natação. Hoje médico, sabe como ninguém a importância da modalidade para a saúde. “O corona nos mostrou o quanto o fortalecimento pulmonar é importante na vida de qualquer pessoa”, comenta.
Ele é ex-marido de Daniela Moritz, atual presidente da equipe de Natação de Brusque Havan. Ela ressalta o quão gratificante é ver a união de pais e filhos, seja na piscina, ou nos eventos de águas abertas. “Isso é algo que a gente quer reforçar muito. O objetivo principal nestes eventos é fortalecer o vínculo do atleta com o esporte, alimentar o espírito de equipe e estimular os nadadores”, diz ela, que é uma grande entusiasta da modalidade. “A equipe pretende se fortalecer muito este ano, com a busca de novos talentos. Faremos provas seletivas que acontecerão na Viva Sports, que é a nossa parceira da equipe de competição. Além de avaliações nas crianças do Projeto da Escolinha”, conta ela. “Queremos também fazer apresentações da equipe nos clubes da cidade, divulgando o esporte e buscando atrair as pessoas para as seletivas que acontecerão, ainda sem data definida, mas que logo serão divulgadas”, observa.
. O objetivo principal nestes eventos é fortalecer o vínculo do atleta com o esporte, alimentar o espírito de equipe e estimular os nadadores”, Daniela Moritz, presidente da Abain e coordenadora da Natação Brusque Havan
Sobre o projeto da escolinha
O projeto de escolinha Natação Brusque Havan está no terceiro ano. Dani comenta que no ano passado ele não pôde ser efetivado totalmente em razão da covid, mas ressalta que o grupo não desistiu. E as perspectivas para esse ano são muito positivas. Na última semana, Dani, que além de presidente da Associação Brusquense de Amigos e Incentivadores da Natação (Abain) é coordenadora da escolinha, se reuniu com o diretor-geral da FME, Edson Garcia, e representantes das academias que encabeçam o projeto.
O foco é mobilizar a comunidade brusquense, integrando a natação no dia a dia da cidade. “Queremos visitar as escolas, conversar com as crianças sobre a importância da atividade esportiva para a saúde. Também vamos focar muito na divulgação nas redes sociais. Nosso objetivo é atender o maior número possível de crianças de Brusque”, explica. “A natação tem uma diferença dentre os outros esportes, pois, além de tudo, nossas crianças precisam aprender a nadar por questão de segurança”, observa.
O projeto das escolinhas tem parceria com a Havan e a FME Brusque, com apoio da CCN Guarani, CCN Águas Claras, Gaivota, e Viva Academia.
Circuito Summit – Nadar e Correr
No último fim de semana, os atletas da Natação Brusque Havan participaram do Circuito Summit – Nadar e Correr. A prova ocorreu em Penha e teve vários brusquenses em destaque. Bernardo Moritz Zoschke foi o primeiro geral na prova dos 600 metros. Lucas Rech foi segundo colocado nos 1500. No feminino, Ieda Todt foi a quarta. Já na disputa dos 3 mil metros, Arthur Assino foi o quinto. Diversos outros atletas também conseguiram bons resultados no geral e na disputa por categorias. Veja abaixo.
Resultados – Circuito Summit – Nadar e Correr (Penha)
Geral
Bernardo Moritz Zoschke – 1° lugar geral na prova de 600 metros
Cesar Deichmann – 2° lugar geral na prova dos 600 metros
Yuri Valle – 3° lugar na prova dos 600 metros
Gabriela Moritz Zoschke – 4° na prova dos 600 metros
Lucas Rech – 2° lugar nos 1500 metros
Ieda Todt de Camargo – 4º lugar nos 1500 metros
Arthur Assino – 5º lugar na prova de 3 mil metros
Por categoria
Eduardo Duarte – 1 categoria 20 a 24 anos (3 mil metros)
Ana Lucia – 4°categoria 16 a 19 anos (3 mil metros)
Ronaldo Fiúza – 15° categoria 40 a 44 anos (1.500 metros)
Matheus Camargo – 12°categoria 16 a 19 anos (1.500 metros)
Diego Yusuke – 14° categoria 16 a 19 anos (1.500 metros)