A Federação Catarinense de Basketball fará uma reunião técnica em 15 de julho para discutir sobre a possibilidade de retomada das atividades a partir do segundo semestre de agosto.
Conforme explica o presidente da FCB, Fábio Deschamps, foram convidados para a reunião virtual clubes e ligas regionais filiadas. O objetivo, segundo ele, é permitir que a federação entenda um pouco mais sobre o cenário dos times e de suas respectivas cidades para que a entidade possa decidir, em consenso, quais os caminhos deve seguir em meio à pandemia do coronavírus.
O basquetebol, junto com o futebol e o vôlei, está entre as três modalidades que mais envolvem atletas, empregam pessoas e possui projetos especializados em categorias de base, sendo que em nível estadual a FCB é, entre as federações, a que mais investe em esporte de base.
A entidade atende cerca de 1,5 mil crianças em seus projetos por meio da parceria com a Trimania. A iniciativa busca, sobretudo, fomentar o trabalho social com jovens e crianças. “É com esse público que estamos preocupados. Queremos garantir, principalmente, segurança para as famílias envolvidas”, destaca o presidente, Fábio Deschamps.
O dirigente explica que as principais preocupações se referem a cenários de deslocamento e alojamento. Por isso, a FCB já tem estudado formas de promover competições evitando essas situações.
Além das iniciativas voltadas às categorias de base, a reunião técnica do dia 15 também terá como pauta a realização do estadual adulto, principal competição do calendário da FCB. A ideia, segundo Deschamps, é saber como os times estão se adaptando em meio à pandemia, se estão treinando, possuem quadras e/ou ginásios liberados e também em relação a financeira das equipes para uma eventual retomada das disputas.
FCB Social
Além dos projetos citados, a FCB tem voltado suas atenções para outras duas iniciativas em meio à pandemia. O Centro Dia da Pessoa Idosa, voltado ao atendimento psicossocial para pessoas em situação de vulnerabilidade em Florianópolis, e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças de 6 a 12 anos, no contraturno escolar, com reforço pedagógico, basquete, dança, informática, entre outros. “Estamos, neste momento, fazendo atendimento virtual com idosos e realizando gincanas com as crianças, também de forma virtual. Mas nossos funcionários têm entregado materiais de estudo e realizado visitas regularmente para identificar eventuais necessidades desses públicos. Agora, recentemente, fizemos a entrega de roupas de inverno. Queremos fazer o possível, dentro do distanciamento, para manter esse vínculo”, destaca Deschamps.
No último mês a FCB também lançou edital, em parceria com a Trimania, que vai contemplar 25 entidades socioassistenciais com recursos de R$ 10 mil cada. A iniciativa vai beneficiar 10 projetos de instituições de Assistência Social de Florianópolis e 15 dos demais municípios das regiões da Grande Florianópolis, Sul, Serra e Catarinense.
O resultado sai ainda esse mês e a assinatura do Termo de Compromisso ocorre no dia 29.