Coluna Preparação Física no Esporte: Por Wiliam Todt
Venho frequentemente expondo a necessidade das pessoas se movimentarem para a vida, saúde, prevenção e cura de doenças degenerativas ligadas ao sedentarismo.
A musculação funcional vem com o propósito de entregar resultados, explorar as capacidades de movimentação livre de máquinas. É um sistema de treinamento no qual entregará exatamente o que o aluno(a) quer, mas, principalmente, o que ele precisa.
Defendo o treinamento de força como parte essencial num programa de exercícios físicos, independente do objetivo do indivíduo. Saliento que a força é relativa e deve ser inserida de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Ao levantar de uma cadeira, caminhar, carregar um objeto, a força é presença, sem ela pouco fazemos com eficiência, corremos riscos maiores de lesões e dores provenientes de uma estrutura muscular fraca.
A musculação funcional faz com que as pessoas se movimentem o mais próximo da realidade possível, respeitando as limitações, e progredindo de acordo com a evolução nos treinos.
Se deseja ser mais forte, ágil, móvel, rápido e disposto, pratique uma movimentação orientada.