A Federação Catarinense de Basketball homenageou na quarta-feira (17) o criador dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e um dos grandes incentivadores do basquete, o brusquense Arthur Schlosser (in memoriam).
A homenagem ocorreu em meio à cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jasc, que foi realizada na cidade-berço da competição, no Vale do Itajaí. Na ocasião, o presidente da FCB, Fábio Deschamps, entregou uma honraria da federação à Eugênia Regina Schlosser Nieburh Loos (Gininha), neta de Arthur Schlosser.
Desde 2019, o “pai dos Jogos Abertos” foi agraciado pela FCB como grande benemérito do basquete catarinense, eternizado na galeria dos grandes nomes que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade, o que motivou a entrega do troféu à Gininha nesta quarta como reconhecimento da entidade que gere o basquete catarinense.
Deschamps destaca que é essencial para a FCB resgatar o passado e homenagear aqueles que bem fizeram pelo esporte de Santa Catarina. “E tudo começa com Arthur Schlosser e seu grande legado. Era nossa obrigação homenageá-lo por toda a história que ele nos deixou. Tê-lo como grande benemérito é motivo de orgulho para a federação. Nunca vamos deixar de agradecer por tudo que ele fez pelo nosso basquete”.
“Tudo começa com Arthur Schlosser e seu grande legado. Era nossa obrigação homenageá-lo por toda a história que ele nos deixou. Tê-lo como grande benemérito é motivo de orgulho para a federação. Nunca vamos deixar de agradecer por tudo que ele fez pelo nosso basquete”,
Fábio Deschamps, presidente da FCB
Gininha agradeceu a homenagem da FCB e mostrou felicidade a mais um reconhecimento pelo legado do avô, mesmo cerca de 50 anos após a sua morte. “Toda homenagem é linda e isso só mostra tudo que ele construiu. Meu avô era uma pessoa querida e grande incentivador de todas as modalidades. Ficamos muito felizes que até hoje seja reconhecido”.
Além do presidente da FCB, Fábio Deschamps, o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, também participou do ato. O poder público de Brusque foi representado pelo diretor-geral da FME de Brusque, Edson Garcia, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas. O presidente do Brusque Basquete, Zurico Frota, também esteve presente.