Home Brusque Tudo pronto para edição 60º dos Jogos Abertos em São José

Tudo pronto para edição 60º dos Jogos Abertos em São José

Em entrevista ao EsporteSC, superintendente da fundação de esporte comenta expectativas para a competição

por Luiz Mendes
0

A cidade de São José vai respirar as disputas de diversas modalidades esportivas nos próximos dias. Isso porque o município será a sede da Fase Estadual da edição 60º dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Com mais de seis mil atletas, as delegações vão disputar as medalhas em 28 modalidades, entre os dias 20 e 28 de novembro.

Ao todo, serão utilizadas 10 praças esportivas na cidade de São José, além de espaços abertos, bem como as quadras de areia para as disputas do vôlei de praia, ciclismo, triathlon e o remo. A competição também vai contar com estruturas em outros municípios, como Timbó, que receberá o atletismo, bolão 16 e 23. Em Brusque ocorrerá o bicicross. O município sede do campeonato vai contar com uma delegação de aproximadamente 450 atletas.

Expectativas

O superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José, João Davi Garcia, falou com exclusividade ao EsporteSC sobre as expectativas para a retomada esportiva. “É um desafio nesse momento em que nós vivemos pós-pandemia, já que no ano anterior não conseguimos realizar o campeonato por conta da própria Covid-19. O mundo esportivo vive uma expectativa muito grande para a realização dos Jasc”, destaca Garcia.

Crescimento esportivo

O esporte de São José vem crescendo e sendo um dos destaques nas últimas edições das competições do Estado. Em 2017, o município ficou em quinto lugar no Jasc e, depois daí, só subiu. No ano de 2018, a cidade ficou com o quarto lugar e, em 2019, finalmente subiu ao pódio com a terceiro na colocação geral. O superintendente comentou o que foi feito para essa crescente ser tão perceptível.

“Estamos com esse planejamento e investimento forte na área esportiva há alguns anos. É um crescimento além da infraestrutura, mas também na atividade, com políticas públicas bem desenvolvidas no desporto comunitário, rendimento. Com isso, o resultado vem acontecendo”, ressaltou.

Trabalho na base

Além disso, Garcia destacou a importância do trabalho com a base e dá como exemplo a evolução na Olesc, aonde em 2019 o município ficou em 13º lugar e, na edição deste ano, subiu para a 6ª colocação. “É um crescimento positivo e tudo fruto de um investimento que ocorre desde a base até a categoria adulta. Sabemos que é um trabalho de médio a longo prazo e, com isso, também temos um investimento no Paradesporto, pois queremos crescer em todas as categorias” complementou.

Na edição 60º dos Jasc, Garcia observou que o município tem uma tradição muito forte no atletismo, bem como no judô que sempre tem bons resultados. Destaque, também, para modalidades como taekwondo e o vôlei de praia, com atletas que são recordistas no campeonato. “Com essas modalidades conseguimos traçar o planejamento para computar uma boa pontuação e colocação. Nossa expectativa esse ano é alcançar mais uma vez o terceiro lugar”, disse.

Cidade pronta

Além de todas as disputas das modalidades, São José também vai contar com a presença do público em um dos maiores eventos esportivos do Estado. Garcia ressaltou que a cidade está pronta para receber todos os envolvidos, desde público até delegação.

“É um evento peculiar, por conta do momento que estamos vivendo. Não tenho dúvidas que será um momento de retomada e nova realidade e que, com certeza, os atletas, dirigentes e técnicos vão conseguir ter algo de muito positivo nessa volta dos eventos esportivos”, finalizou.