Home Basquete Festival Final de Núcleos Trimania / FCB recebe 500 crianças, em Florianópolis

Festival Final de Núcleos Trimania / FCB recebe 500 crianças, em Florianópolis

Embora nenhuma das crianças e adolescentes presentes fosse nascida quando a Paula encerrou sua carreira vitoriosa em 2000, a admiração era enorme, principalmente quando mostrou a medalha que revelou tirar poucas vezes de casa. A ex-atleta também falou sobre aspectos importantes da sua formação e deu dicas aos alunos e pais presentes.

por Redação
0

Um dia de muito basquete, diversão e com direito à presença de uma lenda da modalidade e sua medalha olímpica. Esse foi o clima do Festival Final de Núcleos Estudantis Trimania/FCB no último sábado (10), no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. O evento que reuniu cerca de 500 crianças e contou com a presença de Magic Paula e sua medalha de prata conquistada nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta.

Embora nenhuma das crianças e adolescentes presentes fosse nascida quando a Paula encerrou sua carreira vitoriosa em 2000, a admiração era enorme, principalmente quando mostrou a medalha que revelou tirar poucas vezes de casa. A ex-atleta também falou sobre aspectos importantes da sua formação e deu dicas aos alunos e pais presentes.

“É um prazer falar para todos e ver o trabalho que está sendo realizado aqui em Santa Catarina, um trabalho único que é feito no Brasil, que pensa em todas as instâncias, do basquete. E aproveitando a presença de muitos pais aqui, eu saí de casa para viver do basquete aos 12 anos, meus pais me apoiaram muito nas minhas escolhas. Eu chorava todos os dias de saudades, mas eles me deram incentivo, cobravam os que eu continuasse estudando e isso me tornou uma pessoa e uma atleta melhor”, contou Paula que depois respondeu a algumas perguntas e reforçou a importância dos atletas respeitarem professores, treinadores, pais, colegas de time e adversários.

O Festival encerrou as atividades dos 15 núcleos existentes nas regiões Serrana, Sul e Grande Florianópolis que promoveu a inclusão por meio do esporte de mais de 1 mil crianças ao longo de 2018, o sexto ano de projeto como falou o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer.

“Começamos com quatro núcleos há seis anos e hoje temos essa estrutura atual com gente capacitada ensinando, dando suporte e uma oportunidade a vocês de vivenciar o basquete. Tenho certeza que muitos de vocês vão estar em competições oficiais em breve pelos times que fazem parte do nosso outro projeto desta faixa etária que é o Basquete Para o Amanhã. Esses dois projetos somados atendem 3,5 mil adolescentes dos oito até 15 anos de idade, uma forma de incluir através do esporte”.

Os alunos dos projetos sociais disputaram torneios sub-12 e sub-15, masculino e feminino, trocaram experiências e conheceram a realidade de outras comunidades atendidas com o trabalho da FCB. Todas as crianças saíram com uma medalha e os times campeões receberam troféus em uma tarde que todos foram campeões.

EEB Professora Nicolina Tancredo – Palhoça 
EMEB José do Valle Pereira – Florianópolis 
Colégio Estadual Humberto de Campos – Criciúma 
EBM Herondina Medeiros Zeferino – Florianópolis 
EBM Osvaldo Rodrigues Cabral – São José 
Colégio de Aplicação da UFSC – Florianópolis 
Liga Serrana de Basketball – Gin. Ivo Silveira – Lages 
EBM Brigadeiro Eduardo Gomes – Florianópolis 
EEB João Teixeira Nunes – Tubarão 
Instituto Estadual de Educação – Florianópolis 
EM Dom Afonso Niehues – Antônio Carlos 
Assoc. Desp. Pedro Borssatto – Lages 
E.E.F Prof. Lapagesse – Criciúma 
Ginásio Nazareno Candido – Palhoça 
Ginásio Municipal Bolha – Araranguá

Fotos: Sidney Silva/EsporteSC e Lucas Inácio/FCB