Fortalecer o sócio-torcedor do clube é um dos grandes desafios do Brusque em meio ao crescimento exponencial do time dentro de campo. Se o futebol do Bruscão tem se destacado nas duas últimas temporadas, o número do sócios do clube ainda não atingiu uma marca expressiva.
Criado como uma novidade no início do ano passado, a iniciativa foi bem vista pela torcida, que há tempos reclamava de um olhar mais direcionado do clube para a implementação de um sócio-torcedor. Apesar disso, desde o seu início, os resultados foram tímidos. De fevereiro a maio, de 2019, durante o Campeonato Catarinense, competição que o time oscilou bastante e chegou a flertar com o rebaixamento, a média de aquisições mensais foi de cerca de apenas 20 pessoas por mês. Chegou a cair para 13 em junho e apenas 8 novos sócios em julho, quando a equipe já disputava a Série D.
Em agosto, quando a equipe garantiu o acesso à Série C do Brasileiro e foi campeã nacional da Série D, os números voltaram a subir, mas ainda de forma muito tímida comparada ao feito da equipe. Foram 22 novas aquisições, com o segundo melhor desempenho no ano sendo alcançado no mês seguinte, com outras 32. Em fevereiro, mês de lançamento do plano de sócios do Bruscão, haviam sido 38.
Cenário atual
Atualmente, um ano e meio após o lançamento do plano de sócios, o Brusque conta com cerca de 600 associados. Eles geram, mensalmente, cerca de R$ 24 mil aos cofres do clube, em torno de 7% da receita mensal fixa. A meta do departamento de marketing é de chegar a 1 mil associados até o fim do ano, conforme explica a supervisora de comunicação, Ana Paula Bitencourt. “Atingimos a primeira meta de 500 sócios, agora trabalhamos com essa meta até o fim de 2020”, diz.
Ela lembra que a pandemia do coronavírus acabou afetando o planejamento do clube, até mesmo porque, com a falta de jogos, ficou praticamente impossível novas aquisições. A pandemia, aliás, foi um verdadeiro balde de água fria para o projeto. Ana ressalta que, mesmo com a crise econômica, praticamente todos os sócios seguiram com os pagamentos em dia para ajudar o clube.
Mas é fato que o grande desafio da iniciativa é recuperar o fôlego que o projeto estava obtendo no início do ano. Somente nos dois primeiros meses, janeiro e fevereiro, o Brusque já havia conquistado cerca de 400 sócios, o dobro do que toda a quantidade inscrita nos 12 meses do ano anterior. No mês de março, no entanto, quando houve a paralisação do Campeonato Catarinense e da Copa do Brasil, esse número caiu para apenas 16. “O programa está estruturado, o fato de ter um calendário cheio e de grandes competições influenciará diretamente nas adesões. O marketing tem estruturado um planejamento para fomentar a adesão de sócios no retorno às atividades”, observa Ana.
Atualmente, o Bruscão conta com dois modelos de planos de sócio: geral (49,90/mês); e cadeira (R$ 79,90/mês), ambos por 12 meses. Os planos também possuem a opção de desconto de 50% para públicos específicos com direito à meia-entrada, como estudantes, por exemplo.
Entre as vantagens, o sócio do Brusque tem acesso exclusivo ao estádio, ingressos para todas as partidas do clube e desconto em serviços e produtos oficiais, como na aquisição de camisas do clube. O Brusque ainda pretende lançar uma rede de benefícios para que o sócio possa ter vantagens em estabelecimentos parceiros. Diferente de alguns clubes, no entanto, o sócio-torcedor do Brusque não garante direito a voto dentro da composição da diretoria do clube.
Evolução do sócio-torcedor do Brusque mês a mês
2019
Fevereiro – 38
Março – 20
Abril – 16
Maio – 11
Junho – 13
Julho – 8
Agosto – 22
Setembro – 32
Outubro – 5
Novembro – 21
Dezembro – 92
2020
Janeiro – 110
Fevereiro – 195
Março – 16
Planos de sócio do Brusque FC
Geral – 12 x R$ 49,90
Meia-geral – 12 x R$ 25
Cadeira – 12 x R$ 79,90
Meia-cadeira – 12 x R$ 40
Vantagens
Acesso exclusivo
Ingressos para todas as partidas do Brusque como mandante
Desconto em produtos e serviços