Em pronunciamento na manhã deste sábado, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou a continuidade de uma série de medidas referentes ao Covid-19.
Entre elas, o retorno do comércio a partir dessa segunda-feira. Outros setores, no entanto, seguem bastante afetados frente a pandemia do Corona Vírus.
Entre todos os segmentos, o esporte será o mais atingido com a medida. Segundo Moisés, as atividades esportivas estão suspensas até 31 de maio. Isso significa, até segunda ordem, a continuidade da paralisação no Campeonato Estadual de Futebol Copa do Brasil, entre outras competições. Entre os pequenos negócios, o principal impacto será nas academias. Cinemas, teatros e casas de shows também estão na linha de suspensão até o fim do próximo mês.
A medida coloca em risco muitos negócios locais e também deve gerar demissões em massa nestes segmentos nos próximos dias.
Veja abaixo o resumo das medidas anunciadas neste sábado (11)
Proibidos até 30 de abril: transporte público de todo tipo (municipal, estadual…), shoppings ou galerias. Restaurantes ou bares estará proibida a permanência no local.
Proibido até 31 de maio: qualquer reunião ou eventos, inclusive missas. Aulas suspensas até 31 de maio em todas as esferas e todos os níveis (infantil, fundamental e adulto). Sem atividades esportivas, academias, cinemas, teatros, casas noturnas, shows.
Liberado para segunda-feira 13 de abril: comércio de rua, hotéis, pousadas e bares para atendimento de balcão.