Blumenau ganhou um novo patrimônio nesta terça-feira (2), dia em que celebra seus 175 anos de fundação. O Complexo Esportivo do Sesi foi oficialmente transferido para a administração municipal em cerimônia que contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Egídio Ferrari, de autoridades locais, atletas e comunidade.
O evento ocorreu antes do jogo festivo entre os Amigos do BEC e os Amigos do Metrô, parte da programação do aniversário da cidade. Durante o ato, o governador destacou a relevância da estrutura:
– Esse é um presente de aniversário para Blumenau. Estamos entregando uma estrutura que vai apoiar atletas, incentivar a prática esportiva e beneficiar toda a comunidade. O Governo do Estado é parceiro do prefeito Egídio e temos investido na saúde, educação, infraestrutura, em todas as áreas — afirmou Jorginho Mello.
Estrutura
Localizado na Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, o Complexo do Sesi possui mais de 206,5 mil metros quadrados e é considerado um dos mais completos do país na categoria. O espaço conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, piscina, quadras de vôlei de areia, além de uma pista de atletismo homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo, com área de aquecimento e arquibancada coberta.
Com a municipalização, Blumenau passa a contar com uma estrutura multifuncional, que será utilizada em competições, treinos, eventos comunitários e iniciativas de inclusão social, sob gestão da Prefeitura.
O acordo
A transferência do complexo é fruto de um acordo firmado entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Para viabilizar o processo, o governador Jorginho Mello assinou, no fim de julho, um protocolo que oficializou a entrega de um terreno de 28,6 mil metros quadrados à Fiesc, avaliado em R$ 23 milhões. Em contrapartida, o Estado recebeu o Complexo Esportivo do Sesi em Blumenau, atendendo a uma demanda histórica da população local.
Foto: Leo Munhoz / SECOM