Home Artes Marciais Guarda De La Riva no Jiu Jitsu

Guarda De La Riva no Jiu Jitsu

Esta semana passando sobre a famosa Guarda De La Riva no Jiu Jitsu, resolvi…

por Redação
0

Esta semana passando sobre a famosa Guarda De La Riva no Jiu Jitsu, resolvi pesquisar e encontrar a história desta guarda desenvolvido pelo Mestre Ricardo De La Riva. Tive um seminário com ele, no ano de 2001, em Florianópolis, onde temos a famosa academia do Mestre Wado – De La Riva.

Ricardo De La Riva, magro e franzino, entrou no jiu jitsu em meados dos anos 80 sob o Comando do Mestre Carlson Gracie, onde tínhamos grandes lutadores e passadores de guarda, dentre eles, Ricardo Libório, Murilo Bustamante, Zé Mario Sperry, Wallid Ismail, Amaury Bitteti, Vitor Belfort, Dedé Pederneiras. 

Em entrevista disse que era muito amassado por esses monstros e precisou desenvolver uma guarda para dar uma “aliviada”. 

“Na época de seu surgimento, era o estilo de guarda mais utilizado no Jiu Jitsu era a “Guarda Fechada“. Por ter um porte físico menor do que os de seus companheiros de treino, de la Riva era praticamente obrigado treinar “de Guarda Aberta”. Foi durante o uso dessa guarda (quando ainda era faixa marrom) que percebeu que estava desequilibrando com sucesso alguns de seus parceiros de treinamento usando, principalmente quando utilizava os pés em forma de gancho (que teria surgido por instinto de sobrevivência segundo suas próprias palavras). Compreendendo o potencial de sua descoberta, De La Riva colocou sua criatividade pra trabalhar. Como já treinava com os melhores passadores de guarda do mundo na academia, o laboratório era perfeito para a fazer testes.  Foi então que seus parceiros de treino passaram chamar a posição de “Guarda Pudim”, devido a instabilidade que causava no equilíbrio dos passadores”.

Em 1986, foi formado faixa preta e começou a ter um ótimo desempenho em competições, chegando a vencer várias lendas do Jiu-Jitsu que até então eram imbatíveis, dentre eles Royler Gracie.  

Desde o seu surgimento a Guarda De La Riva não parou de evoluir, hoje temos várias adaptações, tendo em vista as finalizações em chave de pé e joelho, outras pegadas foram aprimoradas, mas o que fica é a sua essência, sendo que é adotada por vários campeões mundiais, tornando-se uma das técnicas mais ensinadas no Jiu Jitsu. 

Que esta semana possamos nos dedicar um pouco a esta guarda, em homenagem ao grande Mestre Ricardo De La Riva.

Oss