Home Outros Início da bocha sexteto movimenta as canchas guabirubenses

Início da bocha sexteto movimenta as canchas guabirubenses

Este ano a competição tem número recorde com 21 equipes no naipe masculino e outras 6 no feminino. No ano passado foram 16 e 5, respectivamente, números que animam o secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Luiz Schlindwein Filho, o Kareka.

por Sidney Silva
0

A semana foi movimentada pelas canchas de bocha de Guabiruba com o início do campeonato municipal sexteto. Este ano a competição tem número recorde com 21 equipes no naipe masculino e outras 6 no feminino. 

No ano passado foram 16 e 5, respectivamente, números que animam o secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Luiz Schlindwein Filho, o Kareka. “Ficamos muito felizes por que surgiram novas equipes este ano e até mesmo novas canchas”, destaca

Kareka se refere as Canchas Zenir e do Pila, localizada no Holstein, comunidade do Bairro São Pedro. “É a primeira vez que participam nos últimos quatro anos”, observa.

Expectativa
Os primeiros jogos da competição já foram realizados nesta semana. As mulheres estrearam na quarta-feira (28), já os homens iniciaram a disputa no dia seguinte, quinta-feira (veja abaixo a tabela com os resultados). No feminino, Kareka comenta que pelo menos quatro equipes tem chances de levar o caneco. 

Ele destaca que na bocha em trio já houve uma surpresa com o título da Sociedade Tarumã. “Mas hoje uma das favoritas continua sendo o Olaria e a equipe do 10 de Junho. Tem também o São Pedro e o Cruzeiro que sempre brigam na ponta”. 

Entre os homens, Kareka elenca as Canchas do Iano e do São Cristóvão como as grandes favoritas, com São Pedro e São Luiz correndo por fora. “Tem também a Cancha do Rieg que está sempre chegando junto”, ressalta.

Regulamento
A bocha feminina é disputada por seis equipes em turno e returno. As quatro melhores avançam à segunda fase, semifinais, com cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). Passam para a grande decisão as equipes que levarem a melhor entre as cinco partidas.

No masculino, as 21 equipes foram divididas em três chaves de cinco e uma de seis. Elas disputam jogos de ida e volta. Avançam para a segunda fase as duas primeiras de cada chave. As oito restantes fazem as quartas de final, passando posteriormente para as semis até a grande decisão.

Homenageados
O troféu entregue ao campeão do naipe feminino será em homenagem a Lorena da Paz, atleta do Imigrante que já participa há vários anos da competição. O homenageado masculino será Valdemiro Rieg, atleta da equipe que leva seu sobrenome.

1ª rodada – masculino
Chave A

Aymoré 2×0 Misto Planície
Cancha do Rieg 2×0 Olaria
*Planície x Cancha do Lageadense (adiado para terça-feira 5/7)

Chave B
São Luís 2×0 Tarumã
São Pedro 2×0 Cruzeiro
*Folga Aymoré

Chave C
Defumados Schaefer 1×1 Cancha Suavi
Linharia/Táxi do Aleixo 1×1 Cancha Zenir
*Folga Cancha do Péo

Chave D
São Cristóvão 1×1 Sindicato dos Metalúrgicos
Cancha do Puhler 1×1 10 de Junho
*Folga: Cancha do Inho/Razeira

1ª rodada – feminino
Cruzeiro 0x2 Olaria1
10 de Junho 1×1 São Pedro
Imigrante 2×0 Tarumã