Invicto há 8 partidas, Brusque encara o Athletico pela primeira vez na história; jogo será nesta quinta (1), em Joinville

Invicto há 8 jogos, Brusque quer aproveitar bom momento para vencer um instável Athletico pela Copa do Brasil. Jogo é nesta quinta, em Joinville.

por Sidney Silva
0

O Brusque faz nesta quinta-feira (1) em Joinville mais um jogo histórico pela Copa do Brasil. Figura carimbada nos últimos anos na competição, o clube enfrenta o Athletico em mais um jogo daqueles pela disputa nacional. Diante do Furacão, o Marreco luta para chegar pela primeira vez às oitavas de final. Em 2020, parou no Ceará e, no ano passado, quando também fez o duelo de ida em Joinville, acabou eliminado pelo Atlético-GO.

Desta vez o Marreco espera escrever uma história diferente contra uma equipe habituada a jogar a competição, mas que vem em forte crise desde o ano passado, quando foi rebaixada em pleno ano do centenário.

Este ano, mesmo com mudança de boa parte do plantel e também na comissão técnica, o Furacão ainda não emplacou. O time foi eliminado pelo Maringá com direito a um 3 a 0 em casa, nas semifinais do Campeonato Paranaense e, na Série B, também ainda não engrenou, com três vitórias e duas derrotas até o momento. Favorito a vencer a segundona, o clube ocupa no momento a sétima colocação, com contestação de alguns jogadores, críticas a comissão técnica e muita desconfiança de sua torcida.

Desconfiança que também rondava o Brusque até o início da Série C, mas que, aos poucos, vai ficando de lado com os resultados alcançados no início da competição, em que o time soma 7 pontos de 9 disputados. O Marreco ocupa a quinta posição, mas tem a mesma pontuação do líder Londrina e do Ituano, Maringá e da Ponte Preta, que também possuem sete.

Além disso, apesar de ficar fora das semifinais do Catarinense pela primeira vez em seis anos, o time, mesmo com muitas mudanças no elenco e problemas administrativos nos bastidores, se reergueu após a eliminação nas quartas de final, nos pênaltis, diante da Chapecoense. De lá para cá foram 6 vitórias e apenas dois empates em oito jogos. A última derrota da equipe na temporada foi para o Santa Catarina, de Rio do Sul, por 1 a 0, em 12 de fevereiro.

O jogo
Brusque e Athletico se enfrentam pela primeira faz na história num jogo oficial. No dia 29 de março, as equipes chegaram a se enfrentar num jogo-treino no CT do Caju. Na oportunidade, o Furacão venceu por 4 a 0. Antes de enfrentar o Athletico, o Brusque eliminou o Trem-AP (2 a 0) e o Olaria (2 a 1), jogando ambas as partida fora de casa. Já o Rubro-negro superou o Pouso Alegre (MG) por 2 a 0, fora de casa, e depois venceu o Guarany de Bagé (RS), por 3 a 1, em Curitiba. Depois do duelo dessa quinta, os times voltam a se enfrentar no dia 20 de maio, às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Como vem os times
O Brusque chega para o confronto como um dos lideres da Série C e embalado após vencer o Ypiranga no último domingo, por 1 a 0, no estádio Augusto Bauer. Já o Athletico entrou em campo há uma semana pela Série C. O Furacão acabou derrotado por 2 a 1 pelo Novorizontino, fora de casa.

Para a partida dessa quinta, o Marreco terá força máxima em Joinville, com a expectativa que o técnico Filipe Gouveia mande a campo a mesma equipe que jogou a última rodada da Série C. No Athletico, Barbieri ainda busca o time ideal e, mesmo pressionado, vai precisar poupar jogadores, destaque para a ausência do experiente atacante Alan Kardec, ex-Vasco, Atlético-MG, com desgaste muscular. Outra baixa no time paranaense é o lateral-direito colombiano Hayen Palácios (com quadro gripal) e o lateral-esquerdo Lucas Esquivel (dores no tornozelo).

Sem nenhum lateral-direito de origem, o técnico Maurício Barbieri vai precisar improvisar no setor defensivo. O volante Raul é uma das opções para fazer a função, enquanto que Fernando será o titular da ala esquerda. O provável Furacão vai a campo com Mycael, Raul, Habraão (Tobias Figueiredo), Léo e Fernando; Falcão, Patrick e Zapelli; Velasco, Luiz Fernando e Renan Peixoto. Já o Brusque inicia a partida com:  Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Éverton Alemão, Jhan Pool Torres, Alex Ruan; Jean Mangabeira, Alex Paulino; Diego Mathias, Biel, Guilherme Pira; Álvaro.  Edina Alves Batista apita a partida. Ela será auxiliada por Danilo Ricardo Simon Manis e Raphael de Albuquerque Lima, todos de São Paulo.

📝 Ficha Técnica – Copa do Brasil 2025
Brusque x Athletico
Data: Quinta-feira, 1º de maio de 2025
Horário: 16h
Local: Arena Joinville – Joinville (SC)
Competição: Copa do Brasil – Terceira fase (jogo de ida)
Transmissão: Prime Vídeo


🎟️ Ingressos