Home FutebolAmador Jogador agride árbitro na abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba

Jogador agride árbitro na abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba

Eram 4 minutos do segundo tempo quando o árbitro Valmor Caregnato foi agredido de forma covarde por Edenilson França, o Preto, da equipe do Misto, no duelo diante do Olaria.

por Sidney Silva
0

O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba começou neste domingo (23) e logo de cara um grave e covarde incidente manchou a primeira rodada da competição. Eram 4 minutos do segundo tempo quando o árbitro Valmor Caregnato foi agredido de forma covarde por Edenilson França, o Preto, da equipe do Misto, no duelo diante do Olaria.

Até então, a equipe da casa vencia por 3 a 1, gols de Godo (duas vezes) e Neném, em jogo disputado no estádio Reinoldo Batschauer, no Lageado Baixo. Segundo testemunhas que prestigiaram a agressão e nota divulgada pela equipe do Olaria, que é a atual campeã da competição, o atleta desferiu três socos no árbitro, que chegou a ficar com o rosto inchado em razão das agressões.

Mesmo em meio a toda confusão, cogitou-se, ainda, que o jogo continuasse, mas o árbitro, ainda sentindo-se ameaçado e sem condições de segurança, encerrou a partida cerca de meia hora depois, já que não havia policiamento no jogo.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido. A expectativa é de que o poder público se manifeste nesta segunda-feira (24) anunciando sobre as medidas a serem tomadas quanto a continuidade ou não do jogo em outro momento e, principalmente, às sansões ao agressor e eventualmente à equipe do Misto.

Em contato com a secretária Marcia Hochsprung Watanabe, a mesma disse que não estava no local no momento dos fatos, mas recebeu o relato do diretor da secretaria e delegado da partida, Roque Hassmann, que atestou sobre o ocorrido. Marcia classificou a atitude como “horrível e inadmissível”.

Em sua nota, o Olaria “frisa que não tolera nenhum tipo de violência, perante atletas, árbitros, torcedores e principalmente a todos os que amam o esporte amador”, e cobra “as devidas e coerentes atitudes para que novas situações deste tipo não ocorram” (veja na integra abaixo). Além da partida entre Misto e Olaria, outros três jogos foram realizados neste domingo válidos pela primeira rodada da competição. O Lageadense venceu o Poço Central por 1 a 0, mesmo placar que o Cruzeiro foi derrotado em casa pelo Santo Antônio. No jogo com a maior quantidade de gols, o São Pedro goleou o Juventude por 5 a 2.

Veja abaixo, na integra, a nota da Sociedade Olaria

“Fiiim de papo, (ou não)… O Olaria começou o campeonato municipal de 2018 com o pé direito, logo aos 9 minutos da primeira etapa o artilheiro Godo, marcou um lindo gol, após limpar a jogada, virar e acertar a gaveta do goleiro do Misto. Aos 15, mais um do artilheiro Godo, que recebeu sozinho e tocou no canto do goleiro ampliando o marcador. Aos 34 foi a vez de Dener fazer bela jogada e acertar o travessão, mas no contra-ataque, o Misto diminuiu. Aos 40 Neném após bate-rebate, acertou um chute colocado para ampliar o marcador. Porém o segundo tempo nem começou direito e logo terminou. Aos 4 minutos o “Atleta” do Misto, acertou 3 socos no árbitro da partida que devido a falta de policiamento, decidiu após meia hora, terminar o jogo. Agora esperamos as Atitudes e principalmente as devidas punições ao envolvidos para sabermos qual será o procedimento. 
“Frisamos, que não toleramos nenhum tipo de violência, perante a atletas, árbitros, torcedores e principalmente a todos os que amam o esporte amador. Esperamos as devidas e coerentes atitudes para que novas situações deste tipo não ocorram”.

Foto: Andre Luiz Westarb/Olaria