Jogador registra BO com denúncia de racismo em campeonato municipal de futsal

Segundo BO registrado no fim de semana, uma torcedora teria proferido ofensas racistas em partida do Campeonato Municipal de Guabiruba

por Sidney Silva
0

A Polícia Militar foi acionada no fim de semana para atender um suposto caso de racismo ocorrido no Campeonato Municipal de Guabiruba. Conforme Paulo Roberto Antunes, responsável pela equipe Antunes Futsal, a esposa de um dos atletas da equipe do Antunes teria presenciado e ouvido ofensas racistas direcionadas a um jogador na partida da equipe diante do time YZ Futsal.

Conforme consta no Boletim de Ocorrência da Polícia Militar de Santa Catarina, registrado no dia 12 de julho de 2025, e informações levantadas pela reportagem, uma mulher, menor de idade, foi acusada de proferir xingamentos como “preto” e “orelha de dumbo” contra um atleta do time adversário. “Na hora do jogo não conseguimos ver quem estava gritando. Ao término, uma torcedora do nosso time, esposa de um de nossos atletas, falou qual a menina que ficou gritando e até fez uma filmagem”, relata Antunes, cobrando uma punição à responsável.

Ainda segundo ele, um segurança também teria ouvido as ofensas. A Polícia Militar foi acionada por duas vezes, mas as guarnições estavam em outras ocorrências. Posteriormente, uma viatura de Brusque foi enviada ao local. A suposta autora das ofensas, por ser menor de idade, foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Brusque para os devidos procedimentos.


Nota da Secretaria de Esportes

A Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para Juventude de Guabiruba emitiu uma nota de esclarecimento sobre os fatos, lamentando o ocorrido e reiterando que não compactua com nenhum ato de racismo, violência ou desrespeito.

Segundo o secretário Joélcio Rodrigues, a pasta está acompanhando o caso de perto e colaborando com as investigações. Na nota, além deste caso, a secretária também comentou sobre situações antidesportivas ocorridas no fim de semana. Confira abaixo a nota na integra:

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

“A Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos Para a Juventude de Guabiruba esclarece que lamenta os ocorridos no último final de semana nos jogos do Campeonato Municipal de Futsal Feminino e Masculino de 2025, que não compactua com nenhum ato de Racismo, Incentivo à violência, manifestações de desrespeito e xingamentos dentro ou fora da quadra, afirmando o compromisso em realizar ações constantes para combater o racismo ou qualquer outro tipo de discriminação, e para isso, está em contínua apuração do caso.

Acrescenta que, vem se destacando na realização do evento que acontece anualmente, e tem efeito importante para o município, justamente pelo compromisso que esta secretaria tem apresentado com a realização do evento há tantos anos, onde jamais aceitamos ou aceitaremos situações desta natureza.

O certame continua firme com seu propósito de ampliar condições de lazer através do esporte, e, consequentemente, melhorando tantos outros aspectos ligados a este campeonato, o incentivo à formação do espírito esportivo e do (saber ganhar ou perder) e a divulgação midiática com os meios de comunicação da região.

Portanto, essa secretaria tem reunido esforços para apurar as situações com máxima lisura e comprometimento, onde já ficou estabelecido a devida punição ao atleta da equipe do Nacional E. e também a equipe do Fênix/NTX já nos enviou um ofício referente aos vídeos das partidas entre as equipes do Três Trevo x Fênix/NTX com o devido pedido de desculpas.

Quanto à partida entre Antunes Futsal x YZ Futsal onde supostamente foram proferidos atos de Racismo contra um jogador da equipe do Antunes Futsal, alguns atletas das equipes e testemunhas foram encaminhadas para o atendimento e daí será julgado o caso e conclusão da apuração dos fatos.

Desde já agradeço a compreensão.

Guabiruba SC, 16 de julho de 2025

Atenciosamente
Joélcio Moises Paes Rodrigues
Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos Para Juventude