Três atletas da Abain/Extreme Academia/FME representaram Brusque no Júnior Sênior de Natação. A competição para os jovens entre 16 e 18 anos foi realizada em Florianópolis no Clube 12 de Agosto neste sábado (19). O grupo voltou com quatro medalhas para mostrar, três de bronze e uma de prata, nenhuma de ouro.
O grande destaque da equipe foi Lara dos Santos que conquistou três destas medalhas. Foram dois bronzes, um nos 100 metros borboleta e outros nos 50 metros livres. A terceira veio na prova dos 50 metros borboleta, a prata. O técnico da equipe, José Armando Vasquez Soto, o Bay, elogia a jovem atleta. “A Lara merece todos os elogios. Ficou entre as três melhores do Sul do Brasil”.
O outro medalhista do grupo foi Eduardo José Duarte, que voltou para casa com a medalha de bronze nos 50 metros costas. Os dois são estreantes na competição e participaram na categoria Júnior 1. Nicolas Pedrini Archer, veterano na categoria Júnior 2, não conseguiu nenhuma medalha desta vez.
Bay expressa preocupação com o futuro da modalidade, mas destaca o orgulho dos atletas que participaram. “Essa é uma categoria em que existe muita desistência porque os atletas estão no terceirão, ou começando a faculdade, e falta incentivo para eles continuarem no esporte. É por isso que fomos só com três, mas eles foram muito bem, todos melhoraram seus tempos e ficaram entre os melhores do Sul do Brasil”, observa.
A competição reuniu um total de 243 atletas, destes 125 são catarinenses. Santa Catarina também contou com o maior número de clubes participantes, 15. “A gente é o estado que mantém mais nadadores”, finaliza o treinador.