Não faltou emoção no clássico brusquense que definiu o campeão da categoria Sub-17 (Juvenil) na Copa Acef SC. No duelo entre Carlos Renaux e Santos Dumont, disputado em Gaspar, quem levou a melhor foi a equipe do bairro Santa Terezinha. O título veio nos pênaltis, após os times empatarem em 1 a 1 no tempo normal.
“Foi um jogo que começou de uma forma e acabou de outra. É um título muito importante para estes jogadores, pois muitos fecham seu ciclo ali no juvenil com uma conquista, depois de já serem vitoriosos em categorias anteriores: como mirim e infantil. Desta vez não podia ser diferente, fechar esse ciclo com mais um título”, comemora o coordenador das categorias de base do Santos Dumont, e responsável pela equipe Sub-17, Andreone Reis.
Além do Sub-17, o Santos Dumont ainda acabou com o vice-campeonato na categoria pré-mirim (Sub-11) ao perder o título para o Laboratório CAP. Na categoria Sub-13 (mirim), a equipe brusquense acabou com a terceira colocação. “Foi um ano muito bom para o Santos Dumont que chega ao seu terceiro título com a conquista do juvenil. Na Acef ainda tivemos grande destaques individuais, como Luan Gandin, melhor goleiro da categoria Sub-15 e Jefferson, o melhor da Sub-17. Na Sub-13, embora não tenhamos sido campeões, tivemos o artilheiro Gabriel Richard e o craque da competição, Nicolas Fernandes”, ressalta Andreone.
A grande final
Santos Dumont e Carlos Renaux já haviam se enfrentando em duas oportunidades na categoria Sub-17. Até então, cada equipe havia vencido em uma oportunidade, equilíbrio que se manteve na grande decisão.
Os times fizeram um grande jogo, com dois tempos distintos. No primeiro, quem comandou foi o Carlos Renaux, enquanto que no segundo quem deu as cartas foi o Santos Dumont. A superioridade na etapa inicial fez com que o Vovô fosse premiado com gol logo no início. Em cruzamento, o goleiro Jefferson optou por um golpe de vista e acabou surpreendido. O go abateu o Santos Dumont e fez com que o Carlos Renaux dominasse a primeira etapa. A equipe teve até mesmo chance de dilatar o placar, mas não aproveitou as oportunidades.
No segundo tempo o cenário do jogo mudou. Foi o Santos Dumont que entrou melhor e acuou o Carlos Renaux para o campo de defesa. A pressão da equipe deu resultado aos 15 minutos, quando Bruno Zan Lucca, que havia acabado de entrar, fez grande jogada e deixou Mateus Maestri na cara do gol para empatar a partida.
Após a igualdade, o Santos Dumont continuou melhor, mas equipe não conseguiu buscar o gol da vitória. A festa do título só veio mesmo após a disputa dos pênaltis. Quem brilhou nos tiros livres foi o goleiro Jefferson. Ele defendeu duas cobranças e garantiu a vitória da equipe do bairro Santa Terezinha por 4 a 2 nos penais.
LEIA TAMBÉM
>> Laboratório CAP é o melhor na categoria Sub-11
>> Brusque é campeão invicto da categoria Sub-13