Home Basquete Brusque quebra hegemonia de Blumenau e volta a ser campeão Catarinense de Basquetebol após 3 anos

Brusque quebra hegemonia de Blumenau e volta a ser campeão Catarinense de Basquetebol após 3 anos

Com a vitória do Brusque em 2016, além de impedir o tricampeonato rival os brusquenses igualaram os confrontos nas últimas quatro decisões em 2 a 2. Foi o quarto título de Brusque desde 1995.

por Sidney Silva
0

Em um jogo emocionante, num ginásio Galegão lotado, a equipe da AD Brusque/FME/Unifebe Aradafe desbancou a equipe de Blumenau (Apab/FMD/Furb/Taschibra/Altenburg/Incape) fora de casa e voltou a conquistar o Campeonato Catarinense de Basketball após três anos. O último título havia sido em 2013, quando a equipe havia vencido justamente o adversário deste sábado (5). Os dois times, aliás, protagonizaram as últimas quatro decisões da competição. Com a vitória do Brusque em 2016, além de impedir o tricampeonato rival, os brusquenses igualaram os confrontos nas últimas quatro decisões em 2 a 2. Foi o quarto título de Brusque desde 1995.

O jogo
Brusque começou o primeiro quarto arrasador e num jogo muito disputado levou boa vantagem diante de Blumenau. Marcando forte, a equipe do técnico Alexandre Barros, o Bicudo, abriu boa vantagem e fechou o primeiro tempo com vitória parcial por 14 a 8.

No segundo, parecia que Brusque ampliaria a vantagem, isso porquê logo de cara a equipe brusquense abriu mais quatro pontos e passou a ficar dez à frente (18 a 8).

Depois disso, no entanto, Blumenau entrou no jogo, a equipe acertou a marcação e, com espaço, aproveitou as oportunidades convertendo as boas bolas de três, principalmente com Luiz. Aos poucos e empurrado pela torcida, Blumenau empatou e virou o jogo. Ao fim do intervalo, o time a casa vencia por 30 a 27.

Nova virada
O terceiro período ficou marcado por uma nova virada e ela não demorou a acontecer. O sacode do técnico Bicudo fez efeito na equipe brusquense. Mais experiente, o time passou a administrar o jogo diante da afobação de Blumenau. Com apenas um minuto e meio Brusque já vencia por 32 a 30. A diferença desde então só aumentou até Brusque fechar o terceiro e penúltimo período em 52 a 44.

No último período, o jogo pegou fogo de vez. Brusque continuou melhor, tocando bem a bola, enquanto Blumenau, além do placar, corria contra o tempo. A bola de três de Danilinho dilatou a vantagem brusquense para 10 pontos a sete minutos do fim (55 a 45). Blumenau não se entregou e voltou a diminuir no arremesso de dois pontos de Lukinha. Aos gritos de Blumenau, o time lutou para buscar o resultado, mas a equipe brusquense mostrou muita maturidade para controlar o jogo e fechar a partida com uma vantagem ainda maior. O placar final apontou 67 a 58 para os brusquenses, que fizeram a festa no ginásio Galegão.

No outro duelo do dia, a equipe do Joinville (AABJ/Felej/Ciser/Embraco/Decore/Selbetti/Millium) venceu Videira (Aviba/Unoesc/FMEV) e ficou com o terceiro lugar.

Fotos: Henrique Santos/FCB