Home Corrida Lageano corre a São Silvestre desde 2016 e conta a expectativa para a corrida desse ano

Lageano corre a São Silvestre desde 2016 e conta a expectativa para a corrida desse ano

Jhonathan Roberto já participou de quatro provas e vê a corrida como algo prazeroso.

por Lucia Chaves
0

Jhonathan Roberto é lageano e apaixonado por corrida há 22 anos, pratica a modalidade e utiliza o esporte como ante estresse. Desde 2016 participa de uma das maiores corridas de rua do mundo, a São Silvestre.

Desde adolescente, Jhonathan sempre gostou de esporte, mas nada profissional. Iniciou na corrida por volta dos 17 anos e inclusive conquistou medalhas na cidade. “Faz 22 anos que eu gosto de corrida, não corro todos dias, mas sempre gostei. Hoje utilizo o esporte até para ser um ante estresse, aquele dia que estou cansado pratico para sair um pouco do dia a dia e dar uma relaxada”, explica.

Corrida São Silvestre – 2018

Primeira participação na São Silvestre

Em 2016, Jhonathan foi de férias a São Paulo e aproveitou a oportunidade para correr pela primeira vez a São Silvestre. Como não tinha inscrição, ficou no último pelotão da prova, chamado de ‘pipoca’. “São Silvestre é algo que chega dia 31 de dezembro e você para na frente da televisão para ver 30 mil pessoas correndo. Era algo que sempre imaginei um dia estar lá, e quando você gosta de corrida e faz uma São Silvestre é algo fora do comum”, conta.

Primeira participação de Jhonathan na São Silvestre, em 2016. O corredor participou como “pipoca”, ou seja, de forma não oficial.

Foi a prova mais longa que o corredor participou até hoje, percorreu 15 quilômetros. “Para você correr tem que ter uma paixão como qualquer outra coisa que se faça, pelo menos eu, tudo o que faço tenho que gostar de fazer, aí as coisas acontecem naturalmente”, explica.

Expectativa para esse ano

O pelotão do corredor foi o último a sair e para ter uma noção de distância, ele demorou 30 minutos até chegar na linha de largada do primeiro pelotão. “Foi a primeira corrida que eu fiz, não fui oficialmente, mas fiz o percurso todo. Nos outros anos eu já consegui parcerias e apoios dos empresários locais para ir oficialmente. Fiz a inscrição desse ano, então espero que no dia 31 de dezembro eu possa correr. Só quem corre e está lá sente uma emoção, imagine 30 mil pessoas naquela mesma vibe e energia positiva. É muito legal”, relembra.

Primeira corrida de forma oficial, já com apoios e patrocínios

Jhonathan incentiva a prática de exercício físico, diz ser algo que satisfaz e faz você fica bem com a saúde. “O exercício traz muitas questões benéficas, na questão de paz de espírito você fica bem consigo mesmo. E na corrida mesmo sozinho você consegue ver paisagem, principalmente na corrida de rua ou corridas de grupo”, ressalta.

Preparação para a prova

Jhonathan conta não ter uma preparação específica para a realização da prova, ele corre semanalmente cinco quilômetros e ás vezes corre quinze. Geralmente um mês antes faz corridas longas para estar preparado. “A corrida curta te dá mais folego, mas você tem que treinar a longa para ter mais resistência até o final da prova. Uma situação é correr em 24 minutos, cinco quilômetros, e outra coisa é levar 1h15min para correr 15 quilômetros, que é tempo que levo”, explica.

Última São Silvestre que Jhonathan participou – 2019

Recado final

Ele diz que a São Silvestre é mais uma corrida comemorativa, mas para quem gosta da modalidade, vale a pena participar. “Coloque um foco e uma meta e vá atrás, é uma energia que só lá você terá, é uma das maiores e mais famosa corrida de rua em termos de números e participantes. Na última vez foi 34 mil pessoas e é algo imensurável para quem não participa”, finaliza.

Foto: Divulgação