Home Grande Florianópolis Lages sedia pela primeira vez uma etapa da Copa do Brasil de Tiro a Hélice

Lages sedia pela primeira vez uma etapa da Copa do Brasil de Tiro a Hélice

Etapa de abertura da Copa do Brasil será realizada neste sábado (4) no Clube Caça e Tiro, em Lages.

por Fom Conradi
0

A cidade de Lages sedia pela primeira vez a etapa de abertura da Copa do Brasil de Tiro a Hélice (FAN 32). O evento ocorre neste sábado (6) no Clube Caça e Tiro. 

Segundo Paulo Oliveira, diretor de Tiro do Clube Caça e Tiro, a modalidade é uma novidade para os atiradores lageanos, visto que os treinos e testes foram realizados pela primeira vez nesta sexta-feira (5).

O presidente da Confederação Brasileira de Caça e Tiro, Otto Pohl, explica que a Copa do Brasil de Tiro a Hélice é dividida em 15 etapas, sendo 5 de forma mista, em que os atiradores se reúnem presencialmente em um determinado clube eleito pela confederação e 10 de forma online, no qual o atirador compete em seu próprio clube, podendo chegar até a 200 competidores por etapa.

O Tiro a Hélice veio para substituir o antigo Tiro ao Pombo, proibido no Brasil desde 2016. Por tal motivo, no ano seguinte, segundo o presidente da Confederação, a CBCT passou a implementar o Tiro a Hélice (FAN 32).

A modalidade tem como objetivo atirar no disco plástico em movimento, que simula a caçada de animais como o pombo. A máquina que faz o lançamento é elétrica, e o atirador não sabe de qual das 5 casas (máquinas) sairá a hélice. Ao atirar contra a hélice, o prato se separa do suporte que o faz voar, para então ser um ponto válido, se aquele cair dentro das demarcações da pedana.

Para a classificação e disputa da grande final da Copa do Brasil, o atleta deverá ter
atingido a somatória mínima de 135 (cento e trinta e cinco) pontos na disputa das 15
etapas antecedentes e ter participado de uma prova presencial, ou da parte presencial de
uma prova mista e, também, obrigatoriamente, da última, ou 15ª etapa do certame.

O título fica com o atleta que alcançar o maior número de pontos dentre os concorrentes, calculado pela somatória da pontuação atingida nas 6 etapas que disputar com melhor performance.