Home Artes Marciais Lesões nas Artes Marciais

Lesões nas Artes Marciais

As pessoas ao iniciarem nas artes marciais tem a preocupação da recorrência de lesões…

por Redação
0

As pessoas ao iniciarem nas artes marciais tem a preocupação da recorrência de lesões nos treinamentos. Com certeza, os índices entre lutadores profissionais são maiores; no entanto, de forma empírica, vejo o futebol e outros esportes de contato, com índices de lesões muito mais graves do que nas artes marciais.

No Jiu Jitsu, por exemplo, vejo muitos estiramentos musculares, principalmente nas imediações da região da costela; contudo, lesões graves, como quebrar um braço, o joelho ou a tíbia, nunca tivemos a incidência desse tipo de lesão  e também tive poucas informações nesse sentido nas outras academias.

Nos últimos cinco anos, de mais grave, tivemos uma luxação no braço e outra no joelho, no mais, estiramentos/distenções que tem recuperação rápida. Ou seja, se for para indicar entre a pratica de artes marciais ou de futebol; vejo as artes marciais com mais segurança para o praticante.

Cabe também ao Professor orientar e evitar lesões na esfera de suas aulas, sempre atento e estando em cima dos alunos, caso façam um golpe que pode machucar seu companheiro de treino ou ilegal.

Ao aluno que estiver machucado não deve, de forma alguma, se afastar da academia, são as chamadas horas de voo, ou seja, se preparar para a luta, colocando seu kimono, por exemplo, fazendo os exercícios que conseguir, fazer as posições e observar muito os ensinamentos e os combates, jamais se fastando, por completo, da academia. O afastamento total gera preguiça e acomodação. 

Por isso, quando estiver lesionado e não houver gravidade na lesão, venha a academia, esteja presente, observe e aprenda.

Oss