Home Corrida Mulheres que inspiram: No mês da mulher, grupo “Mulheres de Ferro” realiza diversas ações voltadas a elas

Mulheres que inspiram: No mês da mulher, grupo “Mulheres de Ferro” realiza diversas ações voltadas a elas

Neste domingo (12), elas invadiram a avenida Beira Rio, num treinão aberto que serviu também para arrecadar itens de higiene para outras mulheres

por esportesc
0

No mês da mulher, um grupo voltado só para elas arregaçou as mangas e se propôs a inspirar outras mulheres à valorização pessoal e ao autocuidado. As “Mulheres de Ferro”, grupo de amigas que se unem através da corrida – aproveitou a data para promover diversas ações voltadas ao público feminino.

Desde o dia 1º deste mês, as atletas promovem iniciativas de inclusão e valorização das mulheres. São palestras, workshops e bate-papos descontraídos. Tudo pode ser acompanhado gratuitamente diretamente no instagram @mulheresdeferro_. Além disso, o calendário de ações ainda contempla dois eventos presenciais.

Neste domingo (12) elas (e eles) invadiram a avenida Beira Rio, num treinão aberto que serviu também para arrecadar itens de higiene pessoal para mulheres atendidas pelo Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) . No dia 22 o grupo ainda promove uma live com o tema “Seu Corpo é seu templo Sagrado. Como você tem nutrido ele”, com a parapsicólogia Graziela Tomasi Bertolini e a nutróloga Gabriela Lamel. O evento inicia às 20h e também pode ser acompanhado no instagram das Mulheres de Ferro. Já no dia 23 será realizado um workshop no auditório da Assevim, com início às 19h. No local também serão arrecadados itens de higiene pessoal que serão doados a outras mulheres. Ainda há vagas. Mais informações podem ser obtidas no instagram do grupo ou nos telefones: 47 9 9183-0633 (Gi) | (47) 9 9631-4010 (Tati).

Mulheres ajudando mulheres”

Uma das precursoras das Mulheres de Ferro, Tatiana Herber destaca que o lema do grupo é “Mulheres ajudando Mulheres”. Ela diz que a ideia da equipe foi a de utilizar o mês de março para dar visibilidade às mulheres e tentar ajudar outras pessoas. “Nós mesmas começamos nos ajudando”, conta. “[Agora] vimos a possibilidade de motivar outras mulheres a fazer exercícios físicos, com as lives, palestras, o treinão e esse workshop”, explica.

Ela relata que a proposta é estender a mão para outras mulheres para que todas tenham a percepção do quão são capazes. “Muitas têm sonhos e não correm atrás, devido, talvez, ao fato de terem que se dedicar aos filhos e a família. De repente, não conseguem tirar um tempinho para si. Estamos tentando despertar isso”, comenta.

Graziela Tomasi Bertolini destaca que o principal objetivo da ação é o autocuidado. “É fazer a mulher ter um olhar para ela. Porque a mulher cuida muito do outro”, afirma, ao destacar que a iniciativa já tem dados resultados. “A gente não é uma assessoria de corrida, somos um grupo de amigas que correm, e aqui cada uma se ajuda, de acordo com o seu tempo. Além correr juntas, queremos despertar essa valorização da mulher, e já estamos recebendo retornos bem positivos, de pessoas que estão iniciando na corrida e outras que haviam parado, mas se sentiram estimuladas novamente para voltar através dessas ações”, finaliza.