Home Colunas Na coluna de Volnei Corrêa da Silva: “Importância da avaliação pré-participação esportiva (APP)”

Na coluna de Volnei Corrêa da Silva: “Importância da avaliação pré-participação esportiva (APP)”

“A APP, previamente ao início da temporada ou atividade física, tem o intuito de preservar a segurança na realização do esporte”

por Volnei Corrêa da Silva
0

 A prática de atividade física de forma contínua apresenta riscos de causar alteração funcional que pode prejudicar o desenvolvimento da criança bem como lesões em qualquer idade do atleta. A avaliação de saúde além de prevenir possíveis lesões, se faz necessária para orientar a boa prática dos exercícios e instruir hábitos esportivos corretos.

A APP, previamente ao início da temporada ou atividade física, também tem o intuito de preservar a segurança na realização do esporte, bem como detectar doenças ou alterações físicas que podem transformar a atividade física em um risco para a saúde.

O exame médico, especificamente, tem a função de identificar processos que impedem ou limitem a prática esportiva, diagnosticar doenças que possam ser tratadas ou aquelas ainda não detectadas, prevenir lesões identificando e tratando alterações osteomusculares, orientar sobre as atividades que podem ser realizadas para melhorar o rendimento ou preservar a saúde.

A realização da APP deve acontecer antes de se iniciar a atividade física, mantendo-se uma periodicidade anual na sequência. No atleta profissional, além daquela antes da pré-temporada, a avaliação deve ser realizada sempre que houver alguma alteração de saúde ou lesão.

“A realização da APP deve acontecer antes de se iniciar a atividade física, mantendo-se uma periodicidade anual na sequência”

Esta avaliação caracteriza-se por realizar uma história completa (anamnese) tanto pessoal como familiar enfatizando o histórico de doenças cardíacas e circulatórias, doenças crônicas ou hereditárias como primeiro passo.

 Ter um protocolo padrão, para realização de um histórico clínico rápido e completo se faz necessário. Como sugestão de formulários para coleta da história de saúde (anamnese), temos o questionário da Academia Americana de Pediatria (Initial History Questionnaire), o da Conmebol (Evaluacion Medica Precompetencia) e da CBFS (Avaliação Médica Sumarizada).

Associa-se a ela, o exame físico completo e um eletrocardiograma (ECG). 

Pode-se até discutir a necessidade de um ECG na criança, mas, caso haja qualquer indício dela apresentar patologia cardíaca ou familiar, ele se faz obrigatório.

De acordo com o que se fizer encontrar durante esses passos iniciais, pode-se lançar mão de outros testes e exames para aprofundar melhor a investigação, como por exemplo, exames laboratoriais, ecocardiograma, teste de esforço e outros exames de imagem.

Os exames laboratoriais, muitas vezes também utilizados nas fases iniciais da APP, é um instrumento complementar de avaliação da condição do atleta. O objetivo deles é avaliar a possibilidade de anemia, alterações da função hormonal, renal, hepática, condição lipídica e glicêmica como exames básicos a serem realizados.

Resumidamente, a APP deve ser realizados em todas as pessoas, crianças ou adultos, que se dispõem a realizar atividade física, antes de iniciá-las e com periodicidade anual. Nos atletas profissionais sempre no início da temporada ou sempre que houver algum episódio que seja necessária uma nova avaliação. A APP corresponde a uma história clinica de saúde detalhada, exame físico e ECG. Outros exames complementares podem ser necessários se durante a APP for encontrado alterações ou possíveis alterações da saúde.

Sobre o colunista

Facebook – Volnei Corrêa da Silva
Instagram – @volnei.c
O médico Volnei Corrêa da Silva se junta ao nosso timaço de colunistas no EsporteSC Lages. Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei tem 51 anos e é Natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages.  Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.