Home Brusque Na coluna Saúde do Atleta: “Como acontece o controle de Doping pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem”

Na coluna Saúde do Atleta: “Como acontece o controle de Doping pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem”

Qualquer atleta filiado a uma Confederação Brasileira pode ser submetido ao controle de dopagem

por Volnei Corrêa da Silva
0

A ABCD é o órgão Brasileiro que faz o controle do doping em atletas no Brasil. Ela faz um plano anual de distribuição dos testes proporcional ao risco de dopagem entre os atletas. É seguida uma priorização adequada dos esportes e/ou provas esportivas, entre categorias de atletas, entre tipos de teste (que pode ser urina, sangue ou os dois), entre tipos de amostras coletadas e entre tipos de análise de amostra.

Como parte do plano, a ABCD cria um grupo alvo de testes, que são atletas selecionados para serem periodicamente testados.

Fique atento! Qualquer atleta filiado a uma Confederação Brasileira pode ser submetido ao controle de dopagem

Fatores considerados na escolha de um atleta:

  • Candidatos a medalhas em competições olímpicas, paralimpicas ou em campeonatos mundiais
  • Atletas cumprindo período de suspensão ou suspensão provisória
  • Atletas aposentados que voltam a participar ativamente e antes eram alta prioridade de teste
  • Atletas com histórico de violações às regras antidopagem
  • Atletas com melhora súbita de desemprenho no esporte
  • Faltar em alguma competição
  • Lesão
  • Associação com terceiros com histórico de envolvimento em dopagem
  • Idade/estágio n a carreira
  • Incentivos financeiros para melhoria de desempenho
  • Informações confiáveis de terceiros ou informações de inteligência desenvolvida pela ABCD.

Não se encaixar em nenhum deles não significa estar livre dos testes. Qualquer atleta está suscetível a ser testado.

Os atletas podem ser testados sem aviso prévio, a qualquer momento e em qualquer lugar. Isto poderá incluir testes quando o atleta estiver treinando, competindo, estudando, trabalhando e viajando.

A ABCD pode decidir coletar amostras em uma competição ou evento. Isto é chamado de teste em competição. Para estes testes as organizações antidopagem definem critérios de como selecionar atletas para o controle. Isto pode ser feito aleatoriamente, baseado na posição final ou de forma direcionada. Testes em competição envolve coletar amostras dos atletas durante eventos como jogos nacionais, torneios de futebol, etc.

A ABCD pode também decidir coletar amostras fora de competição. Para testes fora de competição a equipe antidopagem poderá coletar amostras do atleta no local de treinamento ou até mesmo em sua casa. A organização antidopagem irá definir quem deverá ser testado.

Fonte: https://www.gov.br/abcd/pt-br

Sobre o colunista:

VOLNEI CORRÊA DA SILVA

Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.