Home FutebolEscolinha de Base Nadador César Cielo é homenageado pela Câmara de Vereadores de Itajaí

Nadador César Cielo é homenageado pela Câmara de Vereadores de Itajaí

Medalhista olímpico foi reconhecido por projeto social que atende mais de 5 mil crianças

por Luiz Mendes
0

O medalhista olímpico César Cielo foi homenageado durante sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí na tarde da última quarta-feira (28). A Câmara entregou a Cielo a Moção nº 16/2021 de Congratulações e Reconhecimento pela contribuição dada a Itajaí por meio do projeto Nadar. O campeão olímpico é o padrinho do Núcleo Aquático de Desenvolvimento Atlético e Reabilitacional. O projeto social atende mais de 5 mil crianças na cidade do Litoral do Estado.

A homenagem ao campeão olímpico foi promovida pela vereadora Christiane Stuart (PSC) que reconheceu a importância do trabalho na cidade. “Sou grata a Deus ter colocado você (Cielo) na minha vida e de todas essas crianças”, destaca Christiane. Além da vereadora, a homenagem também recebeu a presença da imprensa e de vários atletas do projeto Nadar.

Em entrevista ao EsporteSC Itajaí, Cielo comentou sobre a importância do reconhecimento. “Foi uma bela surpresa e, de verdade, não estava esperando. Já vai fazer quase dois anos que sou um morador de Itajaí e fico muito feliz em saber que, em conjunto com o poder público, o Instituto Nadar e Instituto Cesar Cielo vem caminhando de mãos dadas, fazendo belos projetos e trazendo muitos resultados”, destacou.

Instituto Nadar e Projeto Novos Cielos

Criado pelo Município em 2018, o Núcleo Aquático de Desenvolvimento Atlético e Reabilitacional (Nadar) é considerado o maior núcleo de natação gratuita do país. Desde o início, conta com a parceria do nadador, que é padrinho do projeto e busca apoio e recursos para ampliação das atividades. Em janeiro deste ano iniciou uma nova parceria entre o Instituto Cesar Cielo e o Nadar para implantação do projeto Novos Cielos, que consiste no atendimento de 120 crianças da natação de base, com a disponibilização de uniformes, custeio em viagens, hospedagens e alimentação em competições em outras cidades.

O Instituto Nadar é uma iniciativa da Associação de Nadadores de Itajaí e oferece aulas de natação, hidroginástica e outras práticas esportivas gratuitas para a população. O instituto conta com três polos no município: Ressacada, São João e São Vicente e mais dois em Blumenau e Navegantes.

Atualmente, com capacidade reduzida por causa da pandemia, são atendidos cerca de 2500 alunos. Fora da pandemia esse número pode chegar a mais de 5 mil alunos, tornando esse o maior projeto social de natação da América Latina.

Na entrevista, Cielo também destacou a importância do trabalho social em uma cidade e já cravou as próximas metas do projeto no município. “Sem dúvidas esse é o outro lado da moeda. Estamos em uma situação boa, mas gostaríamos de estar melhor. Infelizmente por conta da pandemia precisamos colocar o pé no freio, mas se Deus quiser no ano que vem vamos retomar os planos que tínhamos para 2020 e a nossa meta de bater os 10 mil atendimentos ainda está viva. Esperamos cumprir essa meta no próximo ano no município de Itajaí”, complementa Cielo.


Ao longo de sua vitoriosa carreira como atleta, Cesar Cielo ganhou três medalhas olímpicas e conquistou 16 medalhas em Mundiais, 11 delas de ouro. É o único tricampeão mundial dos 50m livre da história e bicampeão mundial dos 50m borboleta. Soma ainda, oito medalhas em Pan-Americanos, sete delas de ouro. Em 2021 completa 12 anos como recordista mundial dos 50m e dos 100m, no estilo livre, ostentando o título de homem mais rápido do mundo na natação.

Um campeão olímpico em Itajaí

Nascido em São Vicente (SP) César Cielo Foi o primeiro e, ainda único, nadador brasileiro a ser campeão olímpico, após conquistar o ouro nos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, e o atleta brasileiro mais medalhado em Campeonatos Mundiais de qualquer esporte, com 19 medalhas.

Além disso, Cielo é o único tricampeão mundial dos 50m livre da história e bicampeão mundial dos 50m borboleta. Soma ainda, oito medalhas em Pan-Americanos, sete delas de ouro. Em 2021 completa 12 anos como recordista mundial dos 50m e dos 100m, no estilo livre, ostentando o título de homem mais rápido do mundo na natação.

Em fevereiro de 2018 veio a Itajaí conhecer projeto Nadar e desde então não largou a cidade, se consagrando o padrinho de diversas crianças por meio do projeto social. No ano seguinte, em 2019, Cielo já passou a competir por Itajaí e hoje é referência para centenas de crianças levando nome da cidade peixeira para todo canto.

Fotos: Davi Spuldaro