Home Basquete Oito equipes catarinenses se classificam para a Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3

Oito equipes catarinenses se classificam para a Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3

Classificação ocorreu nas disputas pela Etapa Regional Sul, no último fim de semana, em Itapema

por Luiz Mendes
0

Em um fim de semana com mais de 50 jogos disputados pela Etapa Regional Sul do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, na cidade de Itapema, oito equipes do estado se classificaram para a Etapa Nacional da competição. Entre sexta e domingo (15 a 17), mais de 200 atletas de 54 equipes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul disputaram as seis categorias do torneio com duas vagas para o nacional em cada.

No último domingo (17), 12 equipes masculinas e 10 femininas entraram em quadra e o domínio foi catarinense, repetindo as duas finais do circuito estadual. No Feminino Adulto, vaga para as duas equipes da ADIEE / Avaí (Florianópolis) que fizeram a revanche e, dessa vez, quem levou a medalha de ouro foi a ADIEE B, que venceu a ADIEE A por 18 a 10. O terceiro lugar ficou com Xaxim.

No Masculino, o Academia do Basquete venceu o Our Team (Joinville) na decisão por 21 a 15 e novamente ficou com o título. Há um mês, as duas equipes venceram a segunda etapa da Liga ANB 3×3, a maior do país, nas categorias Elite Ouro e Prata, respectivamente. O Academia do Basquete também conta com Jefferson Socas e William Weihermann, recém convocados para a Seleção Brasileira que vai à Copa América, em novembro. O terceiro lugar ficou com a ADIEE / Avaí.

Equilíbrio na base

Nas categorias de base, realizadas na sexta-feira (15) e no sábado (16), o equilíbrio foi quem ditou o ritmo. Das oito vagas em disputa, quatro para Santa Catarina, três para o Paraná e uma para o Rio Grande do Sul. No Masculino, é a ACOB (Concórdia) quem vai representar o basquete catarinense. A ACOB 1 levou o título Sub-18 ao vencer Piraquara (PR) por 19 a 11, enquanto ACOB 1 do Sub-23 ficou com a prata em uma final quente contra o Londrina por 21 a 18.

Nas categorias femininas, as equipes do Sociedade Ginástica de Joinville conquistaram dois títulos e as vagas para representar o estado no nacional. A equipe ficou com o título Sub-18 ao vencer o União Corinthians (RS) na decisão por 15 a 13. Já no Sub-23, a vitória foi contra o Guaxo Sub23 (PR), por 16 a 7.

Presidente da FCB avalia competição no Litoral

Em entrevista ao EsporteSC, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Deschamps, comentou que a competição contou excelentes jogos e excelentes níveis técnicos. Além disso, Deschamps agradeceu a cidade de Itapema que acolheu e abriu as portas para bem receber o basquete catarinense e brasileiro.

“Ficamos muito felizes, pois o 3×3 é uma realidade cada vez mais praticante e com uma qualidade incrível. Nos jogos, conseguimos ver que o 3×3 veio para ficar. Só temos a agradecer a todos aqueles que participaram, que fizeram acontecer e que entenderam esse novo esporte. Parabenizamos também a todos os catarinenses que se classificaram para as finais e temos a esperança de que traremos alguns títulos para o estado de Santa Catarina”, destaca Deschamps.

Apoios para o sucesso

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou a Etapa Regional Sul do Campeonato Brasileiro em conjunto com a Federação Catarinense de Basketball (FCB) e o apoio da Prefeitura de Itapema. O Ginásio Municipal de Esportes, casa do ABCE Itapema, recebeu uma grande estrutura com DJ, telão, fisioterapeuta e todo o suporte aos mais de 200 atletas que disputaram a competição.

Oito equipes catarinenses se classificam para a Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 – Fotos: Lucas Inácio/FCB e Victor Guião/Virtus

“Nosso agradecimento a todos de Santa Catarina pela participação e à FCB pela realização da Etapa Regional Sul. Daqui saíram duas equipes por categoria para a etapa final, então só tenho a agradecer pelo nível técnico, de estrutura, por tudo que foi realizado aqui ao longo destes três dias, só tenho agradecer e levar o que fizemos aqui para as outras etapas como ponto de referência e de excelência. A CBB agradece a parceria de todos”, falou Chico Chagas, gerente de Desenvolvimento de Basquete 3×3 da CBB.

Itapema sediou três dos seis eventos de Basquete 3×3 realizados pela FCB em 2021 e já é a casa da modalidade no estado, incluindo uma parceria para a realização de uma quadra exclusiva para o 3×3. O evento também teve o apoio da Liga de Basketball do Vale do Itajaí (LIBAVI) na realização da competição e, claro, da Trimania, há 12 anos parceira do basquete catarinense.

Classificados – Campeonato Brasileiro Basquete 3×3

Adulto Masculino
Academia do Basquete (SC)
Our Team (SC)

Adulto Feminino
ADIEE / Avaí B (SC)
ADIEE / Avaí A (SC)

Sub-23 Masculino
Londrina Basketball (PR)
ACOB 1 (SC)

Sub-23 Feminino
JEC/SGJ (SC)
Guaxo Sub23 (PR)

Sub-18 Masculino
ACOB 1 (SC)
P.M. Piraquara (PR)

Sub-18 Feminino
Ginástico/JEC (SC)
União Corinthians (RS)