Home Outros Palco da adrenalina: saiba como será a pista das disputas na XXVIII Fenajeep

Palco da adrenalina: saiba como será a pista das disputas na XXVIII Fenajeep

Local está sendo preparado para receber as competições do Gaiola, UTV e Jeep Cross

por Redação
0

Desde o dia 23 de maio, diversas caçambas e demais máquinas têm trabalhado intensamente no terreno que receberá a XXVIII Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) para a composição da pista. O espaço vai receber as disputas de Gaiola Cross (Turbo e Aspirado), UTV (nova categoria) e Jeep Cross (Turbo e Aspirado) e será palco de muita emoção, corrida contra o tempo e adrenalina.

De acordo com a organização, a pista começou a ser pensada há alguns meses, muito antes do início dos trabalhos, e nesta edição manteve o mesmo layout, em “formato de ferradura”, para garantir agilidade e segurança dos pilotos durante as competições.

Segundo o diretor do Indoor, Bruno César Lang, entre as novidades, nesta edição a pista foi planejada para ser um pouco mais aberta, em termos de largura. “A intenção é termos mais opções de traçado, além do famoso ‘paredão’, e opções que chamamos ‘mais no chão’. Planejamos dessa forma para termos disputas diferentes, para os pilotos tentarem jogar um pouco mais os veículos ‘de lado’”, comenta. “Já o layout permanece igual, pois o mesmo favoreceu muito as disputas nos últimos três anos. É um layout rápido, onde o piloto busca o limite do carro para poder baixar os tempos. Sem falar que o público também gosta muito”, ressalta.

Desta forma, este ano a pista interna terá cerca de 500 metros, e a externa 530m, em que no sistema de classificação o piloto é obrigado dar uma volta dentro e uma fora, sendo que a melhor volta de cada pista é somada e contabilizada na competição.

3.500 toneladas de barro
Para que a pista cumpra seu papel e tenha o traçado e a estrutura planejada, a organização estima que neste ano estão sendo utilizados cerca de 350 caminhões-caçamba de barro, com em média 10 mil quilos cada. “Acreditamos que teremos em torno de 3.500 toneladas de barro usadas para a composição da pista nesta edição, para fazer o traçado, a produção das curvas, e outros detalhes”, ressalta Lang.

Além do traçado das disputas, a organização também está envolvida com toda a estrutura em si, como a disposição das arquibancadas, o camping, acessos, entre outros. Tudo para garantir ao público conforto e segurança para acompanhar as disputas.

Ao todo, uma equipe de 15 pessoas também está envolvida nos trabalhos da pista, na manutenção, resgate, maquinário, entre outros, o que também garante a seriedade do trabalho realizado pela organização ao longo de todo o evento. “Esperamos que o público desfrute do evento, aproveite com as suas famílias também, e que se sintam realmente em casa. Depois de dois longos anos sem a Fenajeep devido à pandemia, temos certeza que esta edição será um grande espetáculo”, acrescenta também o diretor de provas, Claudiomir Reitz (Kiko).

SERVIÇO
XXVIII Festa Nacional do Jeep

De 15 a 19 de junho
Em Brusque (SC)
Informações e inscrições: www.fenajeep.com