Home Colunas Na coluna de Gabriela Sassi: “Primeiras da história no Mundial de Clubes”

Na coluna de Gabriela Sassi: “Primeiras da história no Mundial de Clubes”

Edina Alves e Neuza Back vão compor primeiro trio de mulheres em uma competição adulta masculina da entidade

por Gabriela Sassi
Foto: Getty Images
0

Vai ter mulher apitando mundial de clubes pela primeira vez na história, sim! Edina Alves e Neuza Back vão compor primeiro trio de mulheres em uma competição adulta masculina da entidade. As brasileiras foram destaques da Copa Feminina de 2019 e agora podem colecionar mais um triunfo das mulheres no esporte e no futebol. 

Celebrando o pioneirismo feminino, as duas têm papel importante para mostrar que podem colocar as chuteiras, entrar em campo e correr os noventa minutos. Edina e Neuza estiveram juntas em quatro partidas da Copa do Mundo Feminina de 2019, na França, incluindo a semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra. Agora, são pioneiras na história da arbitragem feminina mundial, ou seja, entrosamento elas têm. 

Além de toda representatividade que o momento trará, ainda há a responsabilidade que o trabalho exige e da já conhecida competência de ambas as profissionais. 

Edina Alves Batista tem 41 anos, quase a metade dedicada à arbitragem. Foi assistente por 15 anos, e em 2014 se tornou árbitra principal. Em 2019, dirigiu o primeiro jogo na Série A do Brasileiro masculino, CSA x Goiás.

Aos 36 anos, Neuza Inês Back, já atua em jogos masculinos: a assistente tem 95 partidas atuando no Brasileirão, participou do jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2019, entre Athletico-PR x Internacional. 

Mais do que ter mulheres apitando para “cumprir tabela” ou por “cota”, o cenário mostra que, cada vez mais, (e superando os (ma) achismos) as mulheres estão sendo devidamente valorizadas pelo trabalho que exercem. Por mais Edinas e Neuzas nos campos da vida. Mostrando trabalho, comprometimento, profissionalismo e, acima de tudo, que mulheres podem estar onde bem quiserem. 

Sobre o Mundial 

O Mundial de Clubes de 2020 será realizado entre os dias 1 e 11 de fevereiro de 2021, no Catar. A Fifa selecionou ao todo para o torneio sete árbitros de campo e 12 assistentes, além de de outros sete árbitros de vídeos para a operação do sistema de VAR.