Home FutebolEscolinha de Base Projeto social combate a evasão escolar através de escolinha de futebol

Projeto social combate a evasão escolar através de escolinha de futebol

Em maio de 2021, o projeto completa 12 anos com foco em estimular a prática social e esportiva.

por Lucia Chaves
0

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e combater a evasão escolar, o projeto social ‘Gol de Placa’ vai além de uma escolinha de futebol.

Aguinaldo Borba, conhecido como Tio Guina atuou como jogador profissional no Inter de Lages. Após a saída do Leão Baio, resolveu passar um pouco da experiência para as crianças. “O projeto surgiu devido à falta de lazer dos jovens da comunidade, e também pelos problemas enfrentados na sociedade, como drogas. Imaginei que se colocasse as crianças no meio do esporte conseguia afastá-las dos vícios”, relata.

Tio Guina explica que a escolinha conta hoje com cerca de 80 atletas com idades entre 7 a 18 anos. Desde quando o projeto surgiu, em 2009, o professor diz que passaram mais de mil crianças e que o principal objetivo do é criar cidadãos de bem. “O maior intuito do ‘Gol de Placa’ não é formar jogadores profissionais e sim cidadãos de bem”, enfatiza.

Atualmente o projeto não possui apoiadores ou patrocinadores. O professor comenta que há um ano e meio o projeto recebeu uniformes para as crianças. “Foi de grande valia, tivemos uma ajuda através de uma emenda da deputada Carmen Zanotto, onde recebemos camisetas, calções e meias”.

As aulas acontecem todos os sábados no período da manhã no bairro Santa Catarina. Para participar do projeto basta estar matriculado em qualquer rede de ensino em Lages. No fim do bimestre o idealizador do projeto pede o boletim escolar dos alunos para acompanhá-los também na escola.

Em maio de 2021, o projeto completa 12 anos, com foco em combater a evasão escolar e estimular a prática social e esportiva. O ‘Gol de Placa’ ainda possui dificuldades para ser mantido. Uma das principais dificuldades é a falta de materiais esportivos para os treinos, comenta Aguinaldo.

A força de vontade de tornar crianças pessoas de bem, trouxe dois voluntários para o projeto. Acreditando no sonho do fundador, os voluntários Bárbara e Augusto contribuem com a sociedade, mudando a vida das crianças e dos adolescentes. Já Tio Guina, emocionado, agradeceu aos voluntários e ao apoio dos pais dos alunos, que colaboram para que disputem competições.

Foto: Divulgação/ Gol de Placa