Home Futebol Protagonistas na elite: Brusque terá trio de arbitragem na Série A do Catarinão

Protagonistas na elite: Brusque terá trio de arbitragem na Série A do Catarinão

Conheça os profissionais do apito no Campeonato Estadual

por Redação
0

A temporada de 2022 mal começou, mas já está recheada de expectativas para um trio que compõe a arbitragem catarinense. Se a partir do dia 22 os principais jogadores de Santa Catarina estarão em ação para a disputa de mais um campeonato, outros profissionais importantes para o espetáculo se preparam como nunca para também fazerem bonito no Estadual.

O trio brusquense formado pelo árbitro Tiago Soares dos Santos, o Badá, e pelos assistentes Taís Cristóvão da Silva e Laurindo Schaefer Bianchezzi vai atuar na Série A do Campeonato Catarinense. Destes, apenas o primeiro já teve o gostinho de fazer parte do quadro da elite da arbitragem estadual. Já Taís e Laurindo terão a oportunidade de trabalharem nas principais partidas do futebol catarinense pela primeira vez. Confira abaixo o perfil dos três integrantes do quadro de elite da arbitragem de Santa Catarina.

Tiago Soares do Santos “Badá”, 36 anos
Tiago Soares dos Santos tem 36 anos e é conhecido como Badá. Natural de São Paulo, reside em Brusque desde 2014. No mesmo ano, realizou o curso de árbitros da Federação Catarinense de Futebol e, após aprovação, ingressou no quadro de árbitros do Estado.

Árbitro central, nesses quase oito anos já participou de todas as competições administradas pela Federação Catarinense de Futebol. “Sinto-me orgulhoso de fazer parte deste grupo de árbitros”, conta. Ele diz que as expectativas para este ano são as melhores possíveis. “Iniciamos com a pré-temporada do Catarinense Série A, que é um período de grande aprendizado e aprimoramento físico, técnico e mental. Temos Instrutores de enorme experiência e competência, e uma grande estrutura proporcionada pela FCF. Espero, juntamente com meus colegas, realizar um grande trabalho em 2022”, diz.

Taís Cristóvão da Silva, 30 anos
Taís Cristóvão da Silva, 30 anos, é natural de Ibirama, esposa de Badá, e reside em Brusque desde 2015. A assistente iniciou na arbitragem em 2013, então no futebol amador da cidade do Alto Vale. Em 2014 realizou o curso da Federação Catarinense de Futebol e ingressou no quadro de arbitragem.

Desde então, participou de diversas competições, de categorias de base ao profissional. Em 2020, após a realização e aprovação nos testes físicos e teóricos, ingressou no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol. “Minhas expectativas para a temporada da Série A são a de aperfeiçoar o trabalho Físico/Técnico/Teórico, para realizar um ótimo trabalho na competição. Temos palestrantes e instrutores gabaritados para contribuir com a nossa evolução”, destaca.



Laurindo Schaefer Bianchezzi, 30 anos
Nascido e criado em Brusque, Laurindo Schaefer Bianchezzi tem 30 anos e iniciou a carreira em 2015, no futebol amador de Botuverá. Posteriormente também atuou em Brusque. Foi na cidade que conheceu o árbitro Sandro Mattos  (in memorian), que depois virou um amigo. “Foi com ele que tirei todas as dúvidas para ingressar no quadro da Federação”, lembra.

No ano seguinte, em 2016, fiz o teste físico e teórico, no qual não era exigido o curso de arbitragem, e passei a integrar o quadro da Federação Catarinense Futebol”, comenta. “Em 2018 me formei árbitro pela escola Gilberto Nahas, no qual muitos árbitros passam antes de integrar o quadro de federação, e, posteriormente, me filiei à Liga Blumenauense de Futebol (LBF), à qual faço parte do quadro de árbitros”, explica o árbitro assistente.

Depois de atuar em competições de base da FCF, Laurindo trabalhou por duas temporadas na Série B do Estadual. Atuou em 5 jogos em 2021, além de uma partida da Copa SC, até ter a oportunidade de chegar à elite do futebol catarinense. “Esse é um sonho de todos os árbitros e assistentes. Agradeço a todos os envolvidos que deram as primeiras oportunidades lá trás. Todos sabem que não é fácil. É preciso abdicar de muitas coisas para chegar até aqui, e estar preparados em todos os aspectos, para fazermos uma excelente arbitragem, ao nível da competição estadual e nacional”, afirma.