Apesar da exibição de gala do goleiro Ruan Carneiro e do zagueiro Ianson, o Brusque Futebol Clube acabou empatando mais uma na Série C do Campeonato Brasileiro. Em jogo válido pela terceira rodada da segunda fase da competição, o quadricolor não saiu do zero diante do Vila Nova.
Com o resultado, a equipe comandada por Jersinho Testoni continua sem vitórias desde o dia 18 de outubro, amargando a quarta e última posição do certame no seu Grupo A, apenas um ponto atrás do primeiro, segundo e terceiro colocados, todos com três pontos ganhos.
O grupo segue embolado após a vitória do Santa Cruz por 2 a 1, fora de casa, diante do Ituano. Todos os quatro times da chave estão zerados no saldo de gols. A equipe paulista, com 4 pontos, é a primeira pelo critério de gols marcados, já o Vila Nova, também com 4 pontos, leva vantagem sobre o Santa Cruz no critério do confronto direto. O Bruscão aparece na quarta colocação, com 3 pontos, fruto de 3 empates em 3 jogos.
O próximo jogo do BFC ocorre no próximo sábado (2), às 17h, contra o próprio Vila Nova. A partida disputada em Goiânia já é válida pelo returno do quadrangular do acesso.
O jogo
A partida, que teve início às 21h deste sábado, 26 de dezembro, começou morna, equilibrada, e com as duas equipes se estudando. A partir dos 15 minutos, o quadricolor ocupou o seu espaço como mandante de jogo e se impôs, passando a isolar o Vila em seu campo defesa, mas sem chegar com perigo à meta adversária.
A primeira oportunidade, inclusive, foi dois goianienses. Aos 28 minutos, Alan Mineiro, de falta, mandou uma bomba na trave esquerda de Ruan Carneiro, goleiro quadricolor, que com categoria espalmou para fora.
Que faaaase! Aos 30 minutos da primeira etapa, Garcez desperdiçou aquela que seria a primeira chance real de gol do Bruscão. Após receber passe na medida na área, o centroavante se atrapalhou com a bola na hora de chutar cruzado de esquerda. A redonda foi parar nas arquibancadas.
Dois minutos depois, quem fez belíssima defesa foi o goleiro Fabrício, do Vila Nova. Marco Antônio, após receber lindo lançamento em profundidade de Ruan Carneiro, chutou da entrada de área. O arqueiro adversário saiu da meta e “pousou pra foto” ao mandar pra longe o perigo da bola venenosa.
O último lance de perigo da primeira etapa foi protagonizado por Dudu, do time goiano, que recebeu no setor direito, dentro da área, e chutou cruzado para nova defesa de Ruan Carneiro, no canto esquerdo.
Segundo tempo
A etapa complementar começou com tudo. Afinal, o empate não serviria para nenhuma das duas equipes. Logo nos primeiros dez minutos, ao menos duas chances já haviam sido desperdiçadas por cada agremiação.
Aos 17 minutos, após receber cruzamento em profundidade na pequena área, Talles, do Vila, dá um toquinho certeiro por gol. Ianson, o Gamarra do Vale, tirou a redonda quase sobre a linha, evitando aquele que seria o primeiro tento dos goianos.
Num jogo marcado por dois bons setores defensivos, Ianson seria importante novamente aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueirão cabeceou a bola na trave direita do goleiro Fabrício, que viu tranquilizado a redonda ir pra fora.
Em noite de gala, Ruan Carneiro foi decisivo novamente para o Bruscão. Aos 21, ele defendeu chute à queima-roupa de Dudu, que chegou com perigo pelo setor direito de ataque.
O Vila Nova começou a pressionar mais o Brusque a partir dos 25 minutos. Com várias chegadas pelo alto, coube à dupla de zaga, Ianson e Cleiton, “segurar o rojão” para, ao menos, segurar o empate e garantir um pontinho na tabela.
Destaque negativo
Aos 27 minutos do primeiro tempo, o juiz da partida, José Mendonça da Silva Júnior (PR) pediu para sua comissão de arbitragem anotar na súmula a quantidade exagerada de pessoas nas arquibancadas do Estádio Augusto Bauer, algo inclusive corriqueiro nos jogos do Brusque Futebol Clube.