Home Outros Sábado (17) de festa e integração marca encerramento dos Jogos Comunitários de Botuverá

Sábado (17) de festa e integração marca encerramento dos Jogos Comunitários de Botuverá

Comunidade do Ribeirão Porto Franco foi a grande campeã dessa edição

por esportesc
0

Um dia de festa e confraternização marcou o encerramento dos Jogos Comunitários de Botuverá, no último sábado, 17 de dezembro. O evento este ano reuniu oito comunidades e contou com muitas disputas e integração, valorizando o esporte e a tradição local.

Em 2022, quem celebrou o título de campeão foi a comunidade do Ribeirão Porto Franco, que comemorou o bicampeonato com pódios em praticamente todas as modalidades. A representante da comunidade, Fernanda Lohn, enalteceu o feito. “Ficamos campeões pela segunda vez com muito orgulho. Graças a todos os moradores a gente conquista mais uma vez o primeiro lugar”, celebrou.

Na segunda colocação terminou o Lageado Alto e Baixo, que também finalizou com uma grande campanha. O presidente da Câmara de Vereadores, Alesc Sandro Venzon, destacou a importância da competição para o município e também valorizou o segundo lugar conquistado pelos representantes do bairro. “Queria parabenizar a todos, a prefeitura de Botuverá e a Secretaria de Esportes pela organização. Como representante do Lageado, parabenizo a minha equipe e a todas as outras que participaram e ajudaram a fazer esse grande evento”, diz.

A terceira colocação ficou com o Águas Negras. Porém, o que foi celebrado por Bernardo, representante do bairro, além da colocação, foi a integração entre todos os participantes. “Os Jogos Comunitários são uma forma de reunir todas as pessoas. Esse ano ficamos em terceiro, mas ano que vem prometemos ficar em primeiro”, projetou.

Quem também enalteceu o espírito da disputa foi João Pedro, que representou o tio Paulo Sori. Ambos são da comunidade do Sessenta. “Ele não gosta muito de falar. Mas só queria agradecer a prefeitura e a todos que participaram. Principalmente as pessoas, pois elas são as principais responsáveis para esse evento acontecer”.

Avaliação
O prefeito de Botuverá, Alcir Merízio diz que é sempre uma satisfação fazer o encerramento do ano esportivo do município. Ele destaca que foram entregues neste último sábado as premiações individuais de 23 modalidades, além dos troféus para os campeões gerais. “Só temos a agradecer a todos os bairros que participaram. É uma competição muito importante para o nosso município, porque integra a população do bairro e também das comunidades como um todo”, comenta.

O prefeito lembra que o encerramento dos Jogos Comunitários é uma forma de homenagear também as pessoas que fazem o dia a dia da comunidade. “Hoje, entregamos aqui, uma placa para a dona Ilma Costa Colombi, de 85 anos, que participou pelo bairro do Ribeirão Porto Franco, e seu Ariberto Rescarolli, de 75 anos, participando pelo Águas Negras. Então, é motivo de alegria poder entregar essa lembrança e valorizar a importância dos jogos para a integração dos moradores e do município”, afirma.

O vice-prefeito, Valmor Costa, enalteceu a participação da comunidade. Ele comenta que no próximo ano a competição deve iniciar em fevereiro e que espera um número ainda maior de participantes. “A comunidade de Botuverá merece. É uma forma de reforçar a nossa amizade e valorizar a nossa cultura, envolvendo jovens, adolescentes e a terceira idade”.

Por fim, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Botuverá, Jeferson Mariani, o Finha, destaca que foi um grande desafio realizar o evento, em meio ao retorno das atividades pós-pandemia. Ele agradeceu ao prefeito Alcir e ao vice Valmor por todo respaldo e ressaltou que a intenção é fazer uma competição ainda melhor no ano que vem. “Foi um novo recomeço, mesmo assim conseguimos realizar 23 modalidades, entre elas o truco, a briscola, a mora, que são registros de Botuverá. Esperamos, no ano que vem, fazer mais um grande evento, para proporcionar essa confraternização no fim do ano”, finaliza.