Home Basquete “Saldo positivo”: Com cinco finais e um título, dirigente avalia temporada da equipe de Brusque

“Saldo positivo”: Com cinco finais e um título, dirigente avalia temporada da equipe de Brusque

“Tirando o Brasileirão CBB, fizemos finais de todas as competições oficiais de Santa Catarina”, celebra Zurico Frota

por Redação
0

O basquete de Brusque voltou a ser protagonista em 2022. A equipe que iniciou o ano com a sexta colocação no Campeonato Brasileiro, mais uma vez avançando à fase mata-mata, conquistou ainda no primeiro semestre a Taça FCB, mas pecou na “hora h” nas demais competições do segundo semestre.  Foram três finais, todas perdidas para o arquirrival Blumenau. Para o elenco brusquense, restou o vice na Copa SC, no Estadual e também nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Nesta competição, a equipe conquistou o melhor resultado dos esportes de rendimento para a cidade de Brusque.

“Tirando o Brasileirão CBB, fizemos finais de todas as competições oficiais de Santa Catarina”, celebra o presidente do Brusque Basquete/FME/Aradefe, Zurico Frota, que cita ainda um segundo lugar estadual na categoria Sub-12 em parceria com o projeto Ser Brusque.

Para Zurico, o ano da equipe foi muito bom, “fruto do excelente trabalho do técnico Márcio (Andrade), da comissão técnica, e dos atletas que treinaram forte em busca dos objetivos”. O dirigente afirma que a evolução técnica da equipe nesta temporada é nítida. “O que está faltando é um maior amadurecimento, principalmente em finalizar as partidas. Tirar a ansiedade”, observa.

Lucas Brito foi o grande destaque da equipe. Ele foi cestinha de todas as competições do calendário da FCB Fotos: Victor Guião/Virtus Produtora



Entre os desafios, Zurico diz que é preciso melhorar a estrutura da equipe. Em quadra, o objetivo é baixar mais a idade do elenco, utilizando mais jogadores da base. O foco agora está na renovação da comissão técnica e na contratação de jogadores para a temporada de 2023. “A ideia é manter a base da equipe, com dois ou três reforços pontuais”.

O primeiro desafio do time em 2022 é o Brasileirão da modalidade, previsto para começar no fim do mês de março. O Brusque Basquete também pretende montar uma equipe de base, com atletas de 17 a 21 anos. “Mas tudo isso só será possível se conseguirmos viabilizar financeiramente o projeto. Por enquanto, já acertamos a parceria com a Federação Catarinense de Basketball (FCB) e a Trimania e conversando com a FME. Estamos trabalhando para fazer várias visitas em empresas”, comenta Zurico. “Não poderia, é claro, deixar de agradecer a todos os nossos parceiros, a Prefeitura de Brusque, FME, Aradefe, FCB e a Trimania, que foram fundamentais para que a equipe tivesse uma boa temporada”, finaliza.