A Sociedade Esportiva Bandeirante completa, nesta quarta-feira (16), 121 anos de dedicação ao esporte, lazer e convivência social. Para comemorar essa história centenária em Brusque, o clube organizou uma programação de aniversário para os sócios.
Rogério Lana, presidente da SEB, destaca que são 121 anos de tradição e dedicação para oferecer aos brusquenses uma estrutura completa, com os mais diversos ambientes. “Nossa gratidão a todos que contribuem para perpetuar esse legado”.
De acordo com ele, o desejo do clube, de sua diretoria e associados era estender as comemorações para toda a cidade, porém, em função dos cuidados necessários ainda por conta da pandemia, a opção foi por uma programação voltada aos frequentadores.
“Teremos competições esportivas e um momento voltado às famílias, com opções de lazer para as crianças. Mesmo com o avanço das vacinas, a pandemia ainda é uma realidade. Então, além de respeitar todas as normativas vigentes, também entendemos que a segurança de todos está acima de qualquer situação”, ressalta Lana.
Para o presidente, a comemoração do aniversário do clube é um momento tanto de recordar a sua contribuição para a cidade, quanto reafirmar os valores junto aos associados e a comunidade.
“Temos uma preocupação com o Bandeirante de forma global. Quando eu falo do todo, é um olhar atento para a parte social, esportiva e principalmente humana, onde acompanhamos o dia a dia com cada associado e visitante. Tudo isso, sem esquecer da infraestrutura, que precisa estar sempre limpa e bonita para receber a todos”.
O presidente ressalta que o Bandeirante é parte integral da história do município. “É uma sociedade, que dentro do seu arcabouço de informações e conhecimentos, se mistura muito com a sociedade de Brusque, com a cidade de Brusque na parte esportiva e social. Se a gente for lembrar, historicamente, o Bandeirante sempre esteve presente. Aqui começaram os Jogos Abertos, aqui foram realizadas as primeiras competições de tênis. A avó do Gustavo Kuerten (Guga) é aqui de Brusque e ele teve uma passagem pelas nossas quadras de tênis”, diz. “Brusque em relação a parte esportiva, principalmente, sempre teve o Bandeirante presente na sua história, como parte fundamental para a formação de atletas, que colocaram a cidade em nível estadual e até nacional”, completa.
História centenária
A história da Sociedade Esportiva Bandeirante começou com 14 idealizadores em 16 de junho de 1900, com o nome de “Turnverein Brusque”, que significa associação de ginastas.
A Ata de fundação do clube cita: “reuniram-se, no dia de hoje, em casa de Christian Becker, um punhado de moços brusquenses, com a finalidade de fundarem uma sociedade esportiva”. O primeiro presidente foi Eduardo Von Buettner.
Ao longo dos anos, o clube sempre foi referência na parte social e cultural, mas foi no esporte que deixou sua maior marca, quando em 1960 por meio de seu principal fundador, Arthur Schlosser, os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) nasceram no Estado e nas dependências da Sociedade Esportiva Bandeirante.