Home Futebol Titular do São Paulo, Luiz Gustavo quer descobrir novos jogadores em Santa Catarina por meio da Inteligência Artificial

Titular do São Paulo, Luiz Gustavo quer descobrir novos jogadores em Santa Catarina por meio da Inteligência Artificial

Ex-jogador da Seleção Brasileira é fundador de plataforma alemã chamada CUJU, que quer formar novos talentos em todo o estado catarinense

por Adriel Ferreira
0

Depois de construir uma carreira vitoriosa no futebol europeu, Luiz Gustavo retornou em alta para o Brasil, engrenou boas atuações e assumiu a titularidade do meio-campo do São Paulo. Fora das quatro linhas, o atleta participou ativamente da fundação do CUJU, aplicativo que usa a Inteligência Artificial para ranquear jogadores e ajudar a descobrir novos talentos para o futebol brasileiro.


Em Santa Catarina, a plataforma irá promover o projeto “A Jornada”, que vai distribuir mais de R$1 milhão em prêmios para os melhores colocados no estado. O jogador do São Paulo foi um dos idealizadores do app alemão, que também conta com a participação da ROGON, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.


“Acredito que o CUJU seja uma plataforma transformadora, um programa capaz de mudar vidas e ajudar a formar novos jogadores para o futebol. O aplicativo, de forma justa, proporciona as mesmas oportunidades para os garotos, além de estimular a competitividade. É um suporte extremamente importante para quem quer começar no futebol profissional, chamar a atenção de novos clubes e construir uma trajetória vitoriosa”, afirma o volante, com ótima passagem pelo Bayern de Munique.

Ao fazer o cadastro, os usuários contam com oito exercícios, onde serão testados em fundamentos como passes, controle de bola, finalização e impulso físico. A performance é avaliada por um sistema de IA, que consegue captar precisamente cada movimento do jogador. De acordo com a classificação, os jogadores serão selecionados para as peneiras e avaliados por uma comissão composta por treinadores licenciados. Para participar, basta acessar o site da competição “A Jornada”, em ajornada.cuju.pro.

“Vejo que as características do aplicativo são semelhantes com alguns princípios que trilharam minha carreira, como resiliência, treinamento e competitividade. Acima disso, tem a importância social, em que ajuda a transformar a vida de jovens que estão espalhados por comunidades brasileiras”, acrescenta o jogador.

A primeira fase presencial será feita após as peneiras regionais, que serão realizadas nas principais cidades do estado. Os melhores jogadores serão selecionados para participar de um torneio competitivo, que será disputado em novembro, na nova arena do Barra FC, espaço que está em fase final de construção e fica localizado em Balneário Camboriú.

Com 36 anos, o volante conquistou os principais títulos da carreira no futebol alemão, mas começou a construir a trajetória profissional no futebol alagoano, passando pelo CRB-AL e Corinthians-AL, onde ficou até 2007, quando foi transferido para o Hoffenheim, da Alemanha.

“Estou em uma fase muito feliz da minha carreira. É muito gratificante poder representar uma marca séria, que acredita no poder de mobilização do esporte e que almeja ajudar a formar novos jogadores para o mundo do futebol. Durante as próximas etapas, espero conseguir transmitir o conhecimento adquirido durante o meu caminho para motivar meninos e meninas a seguirem carreira profissional”, completa o jogador.