Home Futebol Última rodada do Catarinense promete fortes emoções

Última rodada do Catarinense promete fortes emoções

Definição de rebaixados e classificados colocam fogo nos confrontos

por esportesc
0

A última rodada do Campeonato Catarinense ocorre neste sábado (2) e reserva fortes emoções. A partir das 16h30, seis jogos definem os classificados e os dois rebaixados para a Série B do Estadual. Confira abaixo como está a classificação e o que vale cada confronto.

Figueirense x Inter de Lages
Com 15 pontos, o Figueirense atualmente é o terceiro colocado e pode até ser segundo, caso vença e o Avaí, com 17, não some três pontos diante do Concórdia, fora de casa. Se empatar ou perder, no entanto, o alvinegro pode perder até duas posições e ficar fora do G4, que garante o direito de decidir em casa na próxima fase. Para o Inter de Lages, só a vitória interessa no Orlando Scarpelli. Com 8 pontos, o time da Serra precisa vencer fora e secar Chapecoense e/ou Concórdia, com 11, que não podem sequer empatar na rodada. Pelo menos um deles precisa tropeçar. Se o Concórdia perder para o Avaí, em casa, e o Inter vencer seu confronto a equipe escapa. Se o derrotado for a Chapecoense, que joga fora com o Criciúma, o Colorado, além de vencer, ainda precisa tirar uma diferença de saldo para o Verdão do Oeste. A equipe alviverde tem -1, enquanto a da Serra -4.

Criciúma e Chapecoense
Um dos jogos mais aguardados da rodada, o confronto entre Criciúma e Chapecoense pode definir muita coisa, entre eles o rebaixamento da Chape. O alviverde soma 11 pontos e precisa apenas de um empate para escapar. Se perder para o líder por até um gol de diferença, precisa que o Inter de Lages não vença o Figueirense fora por mais de dois gols. Agora, se for derrotado por dois ou mais gols de diferença, até uma vitória simples do time da Serra pode rebaixar o alviverde. Mas nem tudo é escuridão na vida da Chapecoense. Caso consiga um triunfo no Sul, o time ainda tem chance de se classificar à próxima fase. Para isso, basta que ao menos uma equipe entre Joinville, 12 pontos, Brusque, 14, e Hercílio 14, saiam derrotados na rodada. No caso do JEC, que duela contra o Nação, até um empate do adversário já serve para a Chape. Por outro lado, o Criciúma, já garantido na próxima fase, assegura a primeira colocação e melhor campanha em caso de uma vitória simples em casa. Se empatar ou perder, o Tricolor torce para o Marcílio não vencer o Brusque fora de casa.

Brusque x Marcílio Dias
Com 14 pontos, e atualmente na sétima colocação, o Quadricolor precisa de uma vitória para não depender de nenhum outro resultado para estar entre os oito ao fim da rodada. O Marreco pode até mesmo terminar no G4, mas para isso depende de uma combinação de resultados, com derrota do Figueirense em casa para o Inter de Lages e empate no confronto entre Barra e Hercílio Luz. Se empatar, o Brusque também se classifica. A equipe pode perder posição para o Joinville, oitavo colocado com 12, mas não pode ser ultrapassada por Chapecoense e Concórdia, nono e décimo colocado, ambos com 11 pontos. Em caso de derrota, no entanto, o Marreco precisa que ao menos dois destes três adversários tropecem. Já o Marinheiro soma 20 pontos e é o atual vice-líder do campeonato. A equipe pode até terminar na liderança caso vença o Brusque e o Criciúma seja derrotado em casa pela Chapecoense. Um empate, no entanto, já é suficiente para o clube Rubro-Anil se manter na segunda colocação. Em caso de derrota, a equipe seca o Avaí, que joga fora de casa, contra o Concórdia.

Publicidade

Barra x Hercílio Luz
Barra e Hercílio Luz têm a mesma pontuação, na quinta e sexta colocação, com 14 pontos, mas a situação do time do Litoral é mais confortável na última rodada. Em caso de derrota, o Pescador, além de ser ultrapassado pelo adversário, pode perder posição para o Brusque, também com 14 pontos, Joinville, com 12, e Chapecoense e Concórdia, 11, caindo da quinta para a décima posição. O cenário para ficar fora do G8, porém, é bem improvável, já que Chapecoense e Concórdia, além de vencerem seus confrontos, teriam que tirar uma diferença de 6 e 12 gols da equipe do Litoral. A situação do Hercílio já é diferente, porque o time pode ser ultrapassado pelos mesmos adversários na combinação de resultados, porém, teria menos vitórias que Chape e Concórdia, por isso, ficaria fora do G8. O empate entre Barra e Hercílio garante os dois na próxima fase, indiferente dos outros resultados. Quem ganhar ainda seca o Figueirense para ficar no G4.

Nação x Joinville
Já rebaixado, o Nação apenas cumpre tabela contra o JEC, que literalmente vai jogar em casa na Arena Joinville. Se a partida não vale nada para um dos caçulas do futebol catarinense, para o tradicional tricolor está em jogo a classificação à próxima fase. Atualmente, o time ocupa a última vaga do G8, com 12 pontos. Sem risco de descenso, o JEC precisa vencer para não depender de resultados. Com o triunfo, pode ultrapassar ainda Brusque e Hercílio, caso os adversários não triunfem sobre Marcílio Dias e Barra, respectivamente. Se Marreco e Leão do Sul empatarem seus jogos, o Joinville também pode ultrapassá-los, mas teria que tirar dois gols de saldo do Brusque e três de Hercílio. Se empatar ou perder seu jogo, no entanto, o JEC terá que torcer para que a Chape não vença o Criciúma no Sul e também que o Concórdia não derrote em casa a equipe do Avaí.

Concórdia x Avaí
Na porta da zona de rebaixamento, o Concórdia escapa da segunda divisão com uma vitória simples sobre o Avaí. Com 11 pontos, o Galo do Oeste vai a 14 em caso de triunfo e, de quebra, ainda pode abocanhar um lugar no G8. Para isso, tem que torcer por derrotas de Hercílio e Brusque, e pelo menos empates de Joinville e Chapecoense. Desses quatro resultados, é necessário que pelo menos dois sejam favoráveis para que a equipe siga sonhando com o título Estadual. Se empatar, o Concórdia também se livra do descenso e ainda pode se classificar em caso de derrotas do JEC e da Chape. Se perder, será rebaixado caso o Inter de Lages vença o Figueirense fora de casa. Para o Avaí, muita coisa também está em jogo. Uma vitória pode colocar o Leão da Ilha na segunda colocação, caso a equipe vença e o Marcílio perca para o Brusque. Se for derrotado, Todavia, o Avaí tem que torcer por tropeço do Figueirense, 15 pontos, e do Barra, 14, para não sair do G4.