Home Brusque Velocista Tamiris de Liz conta trajetória e projeta futuro no atletismo

Velocista Tamiris de Liz conta trajetória e projeta futuro no atletismo

Multicampeã dos Jasc, com mais de 20 medalhas conquistadas, atleta é especialista na prova dos 100 e 200 metros

por Lucia Chaves
0

A velocista brasileira, Tamiris de Liz, concedeu entrevista ao EsporteSC durante sua passagem por Joinville. A atleta que mora em Portugal esteve presente na terra natal para a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e contou detalhes da carreira e o que projeta para o futuro.

Multicampeã dos Jasc, com mais de 20 medalhas conquistadas, praticamente metade delas de ouro, Tamiris é especialista na prova dos 100 e 200 metros. Iniciou no atletismo em 2005, então com 10 anos, e logo despontou como um dos grandes fenômenos do estado.

Em 2012, foi medalhista de bronze nos 100 metros e no revezamento 4x100m no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo, realizado em Barcelona. Um ano antes, a atleta já havia conquistado o Campeonato Brasileiro de Menores e o sul-americano Juvenil, na Colômbia.

O bom momento fez com que a catarinense fosse uma das mais jovens a compor a delegação brasileira em uma Olimpíada. Com apenas 14 anos, Tamiris teve a oportunidade de se juntar ao time de atletismo do Brasil nas Olímpiadas de Londres, em 2012. “Uma Olimpíada é onde todo atleta quer chegar, eu cheguei muito nova, tinha 16 anos e até hoje o meu objetivo é voltar, tenho trabalhado duro e acredito que Paris está aí, vou estar pronta para isso”, enfatiza.

Assista a entrevista de Tamiris ao EsporteSC:

O começo
Tamiris se encantou pelo atletismo aos 5 anos quando assistiu as Olimpíadas de 2000. Após acompanhar as provas de atletismo, a menina foi correndo contar para a mãe que queria ser corredora. “Fiquei com esse sonho, mas nunca fui atrás”, diz. “Na escola, a professora de educação física incentivava muito o esporte e fazia testes para competir nos Jogos Escolares de Joinville. Nesse teste, passei e na competição me destaquei e continuei treinando”, comenta ela, ao lembrar do seu início na modalidade, já com 10 anos.

Desde então, títulos e boas participações em torneios nacionais e internacionais deixaram a jovem atleta joinvilense em evidência. Os feitos se juntaram a recordes e diversas conquistas de Jogos Abertos, especialmente na prova dos 100 metros, que deu à atleta o apelido de “Filha do Vento”.

Há pouco mais de cinco anos, a velocista deixou Joinville para morar nos Estados Unidos e posteriormente em Portugal. A atleta explica a mudança que teve na carreira após deixar o Brasil. “Evoluí muito a partir do momento que saí do país. Acrescentou muito na minha carreira que não consigo nem mensurar se não tivesse saído daqui. Treinar com atletas campeões olímpicos na mesma pista que você é uma experiência única”, ressalta.

Mesmo assim, sempre que pode, Tamiris vem a Joinville matar a saudade de amigos e da família. A pista de chão batido da Univille, no bairro Costa e Silva, onde ela iniciou a carreira, ainda hoje recebe diversos outros talentos que sonham em construir uma trajetória semelhante. O local ainda faz parte da rotina da multicampeã. “Quando entro aqui tem muita nostalgia. Sempre foi minha casa. Fico muito feliz de voltar aqui e ver a pista cheia de crianças praticando atletismo”.

Futuro
A curto prazo Tamiris projeta a participação em dois mundiais. O primeiro em março e o segundo em agosto. Já a longo prazo, a joinvilense sonha em participar de mais Olimpíadas. “Pretendo que seja em Paris e depois quero correr em 2028 e em 2032”, finaliza a velocista.