O vereador de Brusque Déco Batisti (PL) cumpriu a agenda parlamentar em São José, na grande Florianópolis, na manhã da última sexta-feira (6). Acompanhado de lideranças partidárias locais, o parlamentar conheceu o Avaí/Nacional Handebol, clube profissional que disputa a liga nacional de handebol. Segundo o vereador, o projeto chamou a atenção pela organização da cidade e pela estrutura e ainda disse que pretende levar projetos como o de São José para Brusque.
“Temos no partido alguns entusiastas do handebol, como a Claudete e o Anderson, que me acompanharam na visita de hoje. A organização de São José me chamou atenção e decidimos vir aqui conferir pessoalmente. Estou impressionado com a estrutura montada, como funciona e quanto custa e vejo que Brusque tem totais condições de levar adiante projetos como esse”, diz.
Ele ressalta que, o esporte de alto rendimento, desperta nos cidadãos, principalmente nas crianças em idade escolar, o desejo da prática do esporte, disseminando os valores contidos na vivência da prática esportiva e aumentando potencialmente a possibilidade de descobrimento de novos talentos. “E isso não é só para o handebol, vale para muitos outros esportes”, observa Déco.
O vereador enfatiza a importância do incentivo ao esporte. “Sabemos do poder transformador do esporte e do quanto vale a pena investir em esporte. Levo boas ideias para Brusque”.
O vereador pretende elaborar um projeto de postura baseado na vivência de São José e apresentar, em breve, ao Executivo, lideranças comunitárias e potenciais patrocinadores.
O projeto do Avaí
O Avaí/Nacional Handebol é um clube profissional que disputa a liga nacional de handebol. O projeto funciona através de uma parceria múltipla entre município, iniciativa privada e clube, e tem rendido bons frutos para o esporte. Encabeçado pelo treinador e ex-atleta Francisco Monteiro Neto, o Chico, e seu auxiliar Jonatas Natel Vieira, o projeto engloba, desde as categorias de base até o adulto masculino e feminino, o handebol de alto rendimento.
“Oferecemos toda a estrutura, desde alojamento e alimentação até os estudos”, comenta. Os atletas obedecem a uma rotina de treinamentos que inclui academia, acompanhamento médico especializado e os treinos em quadra. No tempo livre eles frequentam a escola regular. “São atletas de todo o Brasil, alguns deles já possuem grande destaque no universo do handebol”, finaliza Chico, que comanda os trabalhos das equipes masculinas desde 2019.
Fotos: Divulgação