Na sexta-feira (24), foi realizado em Brusque o primeiro jogo de futebol com a presença de público, conforme portaria nº 1015, de 13 de setembro de 2021, da Secretaria Estadual da Saúde. Situação que não acontecia desde março de 2020.
A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, entre Brusque e Vasco, recebeu 707 pessoas, no estádio Augusto Bauer. A equipe de Vigilância em Saúde esteve presente, colaborando com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para que os protocolos de saúde fossem cumpridos.
Os profissionais estavam na entrada do estádio, com a função de aferir a temperatura corporal e aplicar álcool em gel nos torcedores que adentravam o espaço. E também, auditando os exames e carteiras de vacinação. Durante a partida, a equipe circulou pelo estádio, orientando os torcedores sobre o uso da máscara e o distanciamento social.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, esteve acompanhando todo o trabalho, e afirmou que o público, na sua maioria, estava consciente sobre as regras. “Os torcedores se comportaram de maneira consciente, em alguns momentos a equipe teve que intervir, mas foram casos pontuais”, afirmou.
Ao final da partida, a equipe da vigilância acompanhou e orientou a saída dos torcedores. “Nossa intenção era orientar para evitar aglomerações. O público saiu aos poucos, de forma tranquila, ordeira. Os torcedores brusquenses estão de parabéns, pois entenderam as orientações e cumpriram as normativas”, concluiu ela.
Quem pode assistir os jogos no estádio. Conforme portaria do Estado
– De acordo com o Art. 5º somente poderão acessar os estádios de futebol os torcedores portadores de ingresso que cumpram pelo menos uma das seguintes condições:
I. Pessoas imunizadas com pelo menos 14 dias de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), das vacinas contra a Covid -19.
II. Pessoas que apresentem laudo de exame RT realizado nas últimas 72 horas antes da partida ou Pesquisa de Antígeno de SARS -Cov -2 por swab realizado nas últimas 48 horas antes da partida com resultado “negativo”, não reagente ou não detectado.