Home Lages e Região Serrana Você sabia que sua mente pode influenciar no seu treinamento?

Você sabia que sua mente pode influenciar no seu treinamento?

O esporte SC Lages conversou com o Psicólogo Guilherme Secchi, que traz uma explicação sobre como a mente pode influenciar nos resultados

por Redação
0

Você sabia que sua mente pode influenciar no seu treinamento?

O esporte SC Lages conversou com o Psicólogo Guilherme Secchi, que traz uma explicação sobre como a mente pode influenciar nos resultados e como uma boa preparação mental pode auxiliar na rotina de treinos e competições.

Primeiro é importante saber que dentro da Psicologia há alguns processos que são chamados “Processos Psicossomáticos”. Isso nada mais é do que quando existe algum fator emocional que acaba refletindo no corpo humano e dentro da própria motivação.

Secchi explica que todo o fator externo é importante para um atleta de alto rendimento. “Esse processo emocional é da vida pessoal, do trabalho, da faculdade. Então é sempre bom estar muito alinhado nesse processo, para que isso acabe não afetando o desempenho dentro de quadra”.

Segundo o psicólogo, hoje há três males que todo ser humano precisa cuidar: depressão, ansiedade e estresse.

Para o profissional, quando se fala em estresse as pessoas confundem com a irritabilidade (a irritação do dia a dia), mas isso está errado. “O estresse é quando a pessoa se coloca em uma carga alta de intensidade de qualquer atividade, então o atleta de alto rendimento por exemplo, vive com cargas elevadas de estresse”, comenta.

“A principal ferramenta para aliviar essa carga alta é que o atleta consiga ter seu momento de lazer, seu momento de desligar do treino e da rotina como atleta, para que consiga fazer outras atividades como um hobbie, por exemplo”, diz o psicólogo.

Secchi comenta que chega a brincar com seus pacientes. “Meu hobbie é a pescaria, então é o momento onde eu desligo o celular, desligo tudo e vou esfriar minha cabeça. Então, eu sempre digo aos pacientes e para qualquer outro atleta que converso, você precisa achar sua pescaria”.

Ele complementa. “Ache essa atividade que você consiga desligar do dia a dia e assim aliviar essa carga de estresse para que realmente se concentre no estresse gerado durante aquele período de treinamento, de competições. Acredito que esse é um dos principais fatores que está influenciando hoje no alto desempenho desses atletas”.

Sobre a depressão, o psicólogo explana. “Quando falamos de depressão, são fatores relacionados ao passado. A pessoa fica remoendo muita coisa do que aconteceu e traz para o dia a dia. Quando isso acontece, os quadros de depressão vão aumentando até se tornarem um episódio de depressão”.

Já com a ansiedade, Secchi explica. “Ansiedade são quadros futuros, é algo que irá acontecer. A pessoa começa a se preocupar muito com a viagem, a competição, alguma mudança, enfim, todos os processos que estão por vir, são processos de ansiedade”.

Ele complementa. “Os episódios ou quadros de ansiedade, levam a um transtorno de ansiedade e isso pode aflorar de diversas formas, pode ser síndrome do pânico, por estresse pós-traumático, ou outras inúmeras situações”, explica.

Quando perguntado sobre como tratar a depressão e ansiedade, o psicólogo afirma que “é até curioso, pois a ferramenta é o estresse. “Quando pensamos muito nas questões do passado e futuro, precisamos juntar as duas e pensar no presente”.

A recomendação é ocupar-se, preencher com atividades o dia a dia, para não ficar pensando para frente e nem para trás, e sim no presente. “Quando conseguimos essa equalização de ter uma carga de estresse que nosso corpo aceita e consegue ter essa situação de relaxamento e descanso, conseguimos evitar muito esses episódios de depressão e ansiedade”.