Home Grande Florianópolis Importância da periodização alimentar no ano esportivo

Importância da periodização alimentar no ano esportivo

Confira mais uma coluna do médico Volnei Corrêa da Silva

por Volnei Corrêa da Silva
0

Continuando a explanação dos objetivos de uma boa alimentação dos atletas, hoje, discorrerei sobre a importância da periodização alimentar no ano esportivo.

O ano esportivo apresenta diversas fases. O período preparatório (pré-temporada), período competitivo e período transitório.

Mesmo nestas fases existem períodos de maior número de competições e consequentemente maior necessidade de treinamentos específicos de maior ou menor intensidade.

As alterações fisiológicas que os atletas sofrem durante a carga de treinamento/competição leva o atleta a beira da saúde/doença se não houver uma reposição adequada dos nutrientes e energia consumida durante a as atividades.

Neste contexto de variabilidade de treinos, competições e períodos de repouso que o planejamento alimentar precisa se adequar também tendo um planejamento de mais ou menos nutrientes para compensar o gasto energético sem se descuidar da perda da composição corporal ideal para aquele atleta e modalidade esportiva.

É costumaz os atletas ganharem peso e perder a composição corporal ideal durante as férias ou nos períodos transitórios (descanso) por conta de não haver um controle ou planejamento alimentar para este período. Este ganho ponderal fará com que a pré-temporada não seja a melhor e isto poderá se refletir num desempenho abaixo do possível no período competitivo.

Todas estas considerações mostram a importância do planejamento alimentar tanto durante todo o ano mesmo durante as férias.

Sobre o colunista

VOLNEI CORRÊA DA SILVA

Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.