A Comissão Disciplinar do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque decidiu pela eliminação das equipes Orlando Soccer Club e Santa Cruz da competição após os episódios de violência registrados na partida disputada no dia 16 de maio, válida pela 5ª rodada do Grupo B. A decisão foi divulgada pela Fundação Municipal de Esportes de Brusque (FME) nesta quinta-feira (21).
Conforme o relatório da arbitragem, a partida foi marcada por invasão de torcedores, troca de agressões entre atletas das duas equipes e participação de um integrante da comissão técnica do Santa Cruz em agressão física dentro do gramado. Diante da gravidade da situação e da falta de segurança, o confronto foi encerrado antes do término.
Para fundamentar a decisão, a Comissão aplicou o artigo 54 do Regulamento Geral e Técnico 2026, que caracteriza briga generalizada como confronto físico coletivo envolvendo atletas, dirigentes, membros das equipes ou torcedores. Também foi utilizado o artigo 54, parágrafo 2º, que prevê a eliminação das equipes em casos considerados de maior gravidade, além do parágrafo 3º, que autoriza a punição das duas equipes quando não é possível identificar individualmente todos os envolvidos na confusão.
Na decisão, a Comissão destacou que a permanência das equipes na competição seria incompatível com os princípios de disciplina, integração social e segurança previstos no regulamento do campeonato. Ainda conforme a decisão, a partida não terá efeitos classificatórios, enquanto os envolvidos identificados no relatório arbitral poderão responder individualmente por novas sanções disciplinares.
Confira a nota na íntegra:
“Em decisão divulgada pela Fundação Municipal de Esportes de Brusque nesta quinta-feira (21), a Comissão Disciplinar do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque 2026 decidiu pela eliminação das equipes Santa Cruz e Orlando Soccer Club da competição após os episódios de violência registrados na partida disputada no dia 16 de maio, válida pela 5ª rodada do Grupo B.
Conforme o relatório da arbitragem, houve invasão de campo por torcedores, troca de agressões entre atletas das duas equipes e participação de integrante da comissão técnica do Santa Cruz em agressão física dentro do gramado. Diante da gravidade dos fatos, a partida foi encerrada por falta de segurança.
A Comissão aplicou o artigo 54 do Regulamento Geral e Técnico 2026, que caracteriza briga generalizada como confronto físico coletivo envolvendo atletas, dirigentes, membros das equipes ou torcedores. Também foi utilizado o artigo 54, parágrafo 2º, que prevê a eliminação das equipes em casos de maior gravidade, além do parágrafo 3º, que permite punição das duas equipes quando não é possível identificar individualmente todos os envolvidos.
Na decisão, a Comissão destacou que a manutenção das equipes no campeonato seria incompatível com os princípios de disciplina, integração social e segurança previstos no regulamento da competição. A partida não terá efeitos classificatórios e os envolvidos identificados no relatório arbitral ainda poderão responder individualmente por novas sanções.
A Fundação Municipal de Esportes de Brusque ressaltou ainda que não compactua com qualquer tipo de violência no esporte e que situações como essa não serão toleradas em nenhuma competição esportiva promovida no município“.





