Na última sexta-feira (8), foi realizado um campeonato de futebol, organizado pelo Programa Academia da Saúde. A disputa reuniu mais de 120 crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, que são atendidos pelo programa em seus respectivos bairros.
O evento ocorreu no Clube Paysandu, e esta foi a segunda edição do torneio. O Programa realiza este trabalho com as crianças no intuito de utilizar o esporte como uma ferramenta no combate ao sedentarismo, sobrepeso e obesidade infantil. Estas condições aumentaram drasticamente no município, após a pandemia do covid-19.
O projeto atuou durante o ano inteiro, e o torneio foi uma forma de finalizar os trabalhos realizados ao longo de 2023, que mobilizou diversos locais de prática esportivas, entre eles: Clube Esportivo Paysandu, Sesi, América Futebol Clube, Sport Club Cedrense e o Seminário Nossa Senhora de Lourdes.
Dentre as ações realizadas, inúmeras foram através do futebol e futsal, e também do Projeto Ansiosamente, de controle da ansiedade em crianças e adolescentes. O coordenador do Programa, Marlon Imhof, comenta que o projeto vai além apenas dos treinos.
“O Programa Academia da Saúde acredita que o esporte é um importante ferramenta. Além dos treinos, durante as aulas a gente realiza rodas de conversas com temas transversais, como segurança, alimentação, dependência química, e outros assuntos”, finaliza.