O Figueira venceu Los Bandoleiros, fora de casa, e deu um grande passo para conquista do título do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Botuverá. Jogando no campo do União, o alvinegro superou o adversário no confronto de ida por 1 a 0. Agora, a equipe só precisa de um empate, jogando em casa, para ficar com o título da competição. Para Los Bandoleiros, triunfo por um gol de diferença leva o jogo para os pênaltis. Vitória por dois ou mais gols garantem o título aos visitantes.
O jogo
Invictos no campeonato, Figueira e Bandoleiros fizeram um jogo bastante truncando na primeira partida da final. Com muitos chutões, erros de passe e faltas, o duelo ficou devendo ao público que compareceu à grande final. Os goleiros pouco trabalharam e a partida acabou definida no detalhe.
Nos primeiros 30 minutos, uma chance clara para cada lado. Primeiro, a zaga dos donos da casa parou e Waltinho finalizou na cara de Tarcides. O arqueiro fez a defesa. Depois, Silas fez grande jogada individual pelos Bandoleiros, mas perdeu o tempo de bola e não conseguiu a finalização.
Aos 32 minutos, o gol do jogo. Em bola longa que ia pra fora, Marcelo colocou o pé na bola e cedeu escanteio para o Figueira, Na cobrança da bola parada, Lang finalizou cruzado e Renato apareceu no meio da defesa para empurrar para as redes: 1 a 0.
Pouco depois do gol, Lang sentiu após uma jogada mais forte e foi substituído por Cabana. O jogo continuou pegado, com a bola rolando pouco e muita reclamação com a arbitragem. Sem muitas emoções, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial dos visitantes.
Etapa final
O segundo tempo começou um pouco mais animado. Logo no primeiro ataque dos Los Bandoleiros, Gilmar Carezia teve grande chance, mas furou e perdeu o gol de empate. A resposta do Figueira veio na sequência. Após cruzamento pela esquerda, o goleiro Tarcides saiu e não achou nada. Waltinho foi surpreendido pela falha e por pouco não mandou para as redes.
Depois disso, o jogo voltou a ficar morno, com o Figueira um pouco mais agudo que os mandantes nos contragolpes e Los Bandoleiros criando boas chances nas bolas paradas, com Nando. Em uma das cobranças de falta, a bola passou tirando tinta da trave adversária.
Aos 30, o time alvinegro teve a chance do segundo gol. Flavinho deu lindo chapéu e cruzou na segunda trave. A bola encontrou Waltinho. O atacante perdeu o tempo da bola, mesmo assim, conseguiu se recuperar para finalização. A bola passou com perigo, por cima do gol. Aos 36, Waltinho perdeu mais uma grande chance. O jogador finalizou prensado, facilitando a defesa de Tarcides.
A grande chance de empate dos Los Bandoleiros veio aos 40 minutos. Silas carregou pelo meio e deu passe magistral para Gilmar Carezia. O camisa 9 tinha o acompanhamento de dois defensores, mas saiu à frente da defesa e finalizou para o gol. A bola pegou na trave e saiu, para desespero dos mandantes.
Na última grande oportunidade do jogo, já nos acréscimos, Leal subiu sozinho na pequena área, mas cabeceou para fora, desperdiçando grande chance para o Figueira. No fim do jogo, numa disputada de bola lateral, Léo, dos Bandoleiros, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando a equipe com um a menos nos minutos finais da partida. O jogador desfalca o time no duelo de volta, que será disputado na casa do time do bairro Lageado Alto.