Já percebeu que é mais comum você sentir muita fome no jantar quando não se alimenta bem ao longo do dia? Esse apetite descontrolado sem dúvida ajuda a fazer refeições com calorias desnecessárias, além de preferir alimentos considerados não tão saudáveis. Chegar faminto em casa depois de um dia cheio no trabalho sem dúvida é um perigo quando o objetivo é emagrecimento e perda de gordura corporal. Da mesma forma que sentir muita fome no almoço pode significar uma ingestão inadequada de calorias no período da manhã, de forma a se sentir saciado e evitar esses picos de fome, que ativam a compulsão alimentar. Dessa forma sempre oriento os pacientes a começarem o dia com um café da manhã bem energético e equilibrado, e talvez consumir outras fontes de proteínas e gorduras boas no meio da manhã. O mesmo vale para incluir refeições no meio ou no final da tarde, de forma a evitar os picos de fome no final do dia. Mas quais alimentos posso incluir na rotina para me sentir mais saciado ao longo do dia?
- Ovos: excelente opção para o café da manhã, por serem fontes de proteína e gorduras boas. Tenho certeza que você se sentirá mais saciado e no almoço conseguirá controlar melhor a ingestão de calorias e alimentos saudáveis. Também pode ser opção de lanche no meio/final da tarde.
- Oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas. Excelente fontes de gorduras. Ideal para acrescentar nas saladas e lanches entre as refeições.
- Azeite de oliva: fonte de gordura poli-insaturadas. Ideal para acrescentar nas saladas e nos legumes do almoço e do jantar.
- Sementes: girassol, gergelim, linhaça, abóbora. Excelente fontes de gordura e de fibras. Podem ser adicionadas na salada, no ovo mexido ou até como lanche nutritivo nas refeições intermediárias.
A inclusão desses alimentos na sua rotina favorece a saciedade e consequentemente mais controle na ingestão de calorias, favorecendo o emagrecimento. Até a próxima!