Chapecoense e Avaí decidem nesta quarta-feira (26) o Campeonato Catarinense de 2021. Após a primeira partida, disputada no domingo (23), as equipes voltam a campo para a batalha final na Arena Condá, em Chapecó. O Avaí, após gol de Vinícius Leite nos acréscimos do segundo tempo, conseguiu reverter a vantagem. O time da capital precisa apenas empatar. A Chapecoense com vitória por qualquer placar garante o segundo título seguido.
Chape com força máxima
O técnico Mozart deve repetir a escalação do time no jogo de ida quando perdeu em Florianópolis por 2 a 1. O volante Alan Santos, que se recuperou de uma entorse no joelho, está entre os relacionados para a grande final. Já o atacante Bruno Silva está fora, visto que recebeu o cartão vermelho após o jogo da Ressacada.
O time do Oeste tem o melhor ataque com 33 gols marcados. Além disso a dupla de ataque Perotti e Anselmo Ramon vive grande fase. Os dois juntos somam 18 gols no estadual. Curiosamente mais do que todo o elenco do Avaí que balançou a rede em 16 oportunidades no campeonato.
Leão aposta na solidez defensiva
Assim como o adversário, o técnico Claudinei Oliveira poderá repetir a escalação do Leão. A única dúvida fica por conta do atacante Vinícius Leite, autor do gol da vitória na Ressacada, que deve estar entre os 11 titulares. O volante Marcos Serrato, recuperado de lesão na coxa está de volta ao time.
Uma das apostas do Leão para faturar o título, após dois anos, é a defesa. Em 16 jogos no campeonato o Avaí sofreu apenas sete gols. Além disso, foram 11 jogos sem ser vazado. O time da capital está há 14 partidas sem perder, tanto pelo Campeonato Catarinense quanto pela Copa do Brasil.
Equilíbrio e jogo do tira-teima
O Leão da Ilha é o segundo maior vencedor da competição – atrás apenas do arquirrival Figueirense que tem 18. Já o time do Oeste conquistou o estadual em sete oportunidades. Nos últimos anos a Chape dominou o futebol de Santa Catarina e agora está na sexta final consecutiva. Os dois times já decidiram o Catarinense em quatro edições com dois títulos para cada lado. O vencedor de hoje desempata a disputa. O primeiro título estadual da Chapecoense foi justamente sobre o Avaí em 1977. O último título do Leão, em 2019, foi sobre o time do Oeste.
O pesquisador Spyros Apóstolo Diamantaras afirma que Avaí e Chapecoense se enfrentaram 161 vezes ao longo da história. O histórico é de equilíbrio. São 56 vitórias do Leão, 45 empates e 60 vitórias do time do Oeste. O Avaí marcou 193 gols e a Chape 182. No último jogo realizado em Chapecó, pela primeira fase do estadual, a Chape venceu por 2 a 1.
Confira as prováveis escalações e a ficha técnica da partida
Chapecoense: Keiller; Matheus Ribeiro, Laércio, Derlan e Busanello; Léo Gomes (Alan Santos) e Anderson Leite; Mike, Fabinho, Anselmo Ramon e Perotti. Técnico: Mozart
Avaí: Glédson; Edilson, Alemão, Betão e Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço, Giovanni e Valdívia (Vinícius Leite); Getúlio e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira
Arbitragem: Ramon Abatti Abel auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Eder Alexandre; Gustavo Ervino Bauermann (quarto árbitro)
Local: Arena Condá, em Chapecó
Data e hora: 26/5/21, às 16h