Dois destaques da natação brusquense se preparam para representar Santa Catarina na Copa das Federações. A disputa será realizada de 13 a 15 de outubro no Rio de Janeiro e vale como seletiva para os atletas brasileiros representarem o Brasil na Copa Uana, que será realizada em Lima, Peru, no início de 2022.
Ansiosos, Lucas Rech e Ieda Todt Camargo serão os representantes brusquenses no Rio de Janeiro. Os atletas fazem parte da equipe Natação Brusque/FME/Havan que conta com cerca de 30 nadadores apenas na equipe de rendimento.
Ieda vai competir nos 50 e 100 metros livre e nos 100 metros borboleta. Ela diz que é uma felicidade muito grande representar a seleção catarinense, sobretudo após um ano difícil em virtude da pandemia. “É algo muito importante na minha carreira e realmente estou muito feliz. O coração está a mil, mas acredito que a preparação feita pelo Bay (treinador da equipe) foi muito boa e tanto eu quanto o Lucas vamos nadar muito bem”.
Companheiro de Ieda na equipe, Lucas disputará os 50 livre, que é sua especialidade, além dos 100 metros borboleta e os 100 costas. “Treinei focando bastante para essa competição. Estou com um tempo muito bom e o pensamento muito positivo. Acredito que posso levar uma medalha. O objetivo principal é conquistar a vaga para o Peru”, comenta o nadador.
Técnico do grupo, José Armando Vasquez Soto, o Bay, também mostra confiança nos atletas. “São dois atletas que há tempo estão se destacando. O Lucas tem um dos melhores tempos do estado e do Brasil, e a Ieda vai fazer três provas também. Ela tem se dedicado muito nos treinos e também deve fazer uma grande participação”, ressalta.