Home Grande Florianópolis Brusquense André Baran é bicampeão mundial de beach tennis

Brusquense André Baran é bicampeão mundial de beach tennis

Foi o segundo título da carreira do atleta, o quarto do Brasil na competição

por esportesc
0

Em uma disputa emocionante, o brusquense André Baran se sagrou bicampeão mundial de beach tennis ao lado do carioca radicado em Floripa, Vini Font. A Copa do Mundo da modalidade encerrou neste domingo (10), nas areias de Copacabana, com vitória do Brasil sobre a Itália por 2 a 0. Baran já havia sido campeão em 2019. Esse é o quarto título do Brasil na competição. O país igualou a própria Itália em número de conquistas.

Campeão em 2019, Baran volta a comemoram um título mundial

Os jogos
Depois de uma grande vitória sobre a Rússia nas semifinais, havia muitas expectativa para o duelo entre brasileiros e italianos no Rio de Janeiro. Maiores campeões da Copa Do Mundo até então, os europeus, campeões de 2012, 2014, 2015 e 2017 tentavam frear as ascensão do Brasil, que venceu em 2013 e depois levou os mundiais em 2018 e 19.

A Itália contava com quatro atletas top 10 mundiais, como Giulia Gasparri (1ª), Sofia Cimatti (4ª), Ninny Valentini (7ª) e Marco Garavini (9º). Já o Brasil não ficava atrás, com Rafaella Miiller (2ª), André Baran (6º), Vini Font (8º) e Joana Cortez (8ª). Por isso, a expectativa era de alto nível na decisão.

No primeiro duelo, Rafaella Miller e Marcela Vita venceram as atuais campeãs Giulia Gasparri e Ninny Valentini por 2 sets a 0, abrindo vantagem para o Brasil. Em um jogo com muitas quebras de saque, as brasileiras surpreenderam as favoritas com duas parciais de 6 a 3.

Na sequência foi a vez dos catarinenses André Baran e Vini Font entrarem em ação diante Marco Garavini e Mattia Spoto. Com a vitória das meninas, o caminho do Brasil ficou mais curto para o título, já que novo triunfo brasileiro evitaria o confronto de duplas mistas.

Focados, Baran e Font não deram chances para os adversários e fecharam o confronto em 2 a 0. Os brasileiros chegaram a iniciar perdendo, mas reverteram a vantagem italiana no primeiro set e finalizaram a parcial após um dramático 7 a 5.

No segundo set, novamente os italianos iniciaram melhor e abriram 2 a 0. Depois de uma quebra de saque, o Brasil entrou no jogo e a partida seguiu equilibrada do início ao fim. Com 5 a 5 no placar, as disputas finais foram emocionantes, mas o Brasil teve mais equilíbrio e fechou o confronto em novo 7 a 5.

André Baran e o companheiro Vini Font – Fotos: Divulgação

A campanha do Brasil
Brasil 3 x 0 México
Brasil 3 x 0 Venezuela
Brasil 3 x 0 Alemanha
Brasil 3 x 0 Chile

Semifinal
Brasil 2 x 0 Rússia

Final
Brasil 2 x 0 Itália