Os campeões estão de volta. Depois de um ótimo Campeonato Brasileiro, a equipe da Apab Blumenau voltou com tudo na primeira competição adulta do calendário do basquete estadual. Neste domingo (26), diante do arquirrival Brusque, o time venceu o adversário e ficou com a Taça da 13ª edição da Copa SC.
Com uma campanha impecável e 100% de aproveitamento, os blumenauenses já haviam deixado a Ablujhe (Joaçaba) e o Basket São José para trás no quadrangular final. Na decisão, diante do Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania, Blumenau não tomou conhecimento do adversário e venceu por 79 a 58 na Arena Brusque.
Disputa do bronze
Na decisão do terceiro lugar, Ablujhe e Basket São José fizeram uma ótima partida, com os dois times comandando o placar. O time de Joaçaba venceu os dois primeiros quartos e foi para o intervalo em vantagem (39 a 26), mas a jovem equipe de São José não se entregou e quase buscou o resultado nos dois últimos períodos. A 20 segundos do fim, a diferença era de apenas um ponto para a Ablujhe (72 a 71). Mas os atuais vice-campeões do estado garantiram o triunfo apertado (76 a 71) e ficaram com o bronze. A equipe da Ablujhe ainda teve o jogador Will como destaque e cestinha da competição. Ele marcou 92 pontos em toda Copa SC.
A final
Brusque e Blumenau se reencontraram com previsão de um grande jogo na Arena Brusque, que já voltou a contar com a presença de público. Em quadra, como era de se esperar, o duelo começou equilibrado, com os dois times buscando o ataque. Brusque mostrou mais eficiência nos minutos iniciais e chegou a comandar o placar. Com duas sequências de bola de três, de Felipin e Durval, a equipe fechou o primeiro período em vantagem (24 a 19).
Mas o segundo quarto foi desastroso para o time do técnico Abdala Salomão, que foi totalmente dominado pelo adversário. Com muitos erros de passe, Brusque cedeu arremates aos blumenauenses que viraram o jogo com grande diferença (25 a 5) no período e vantagem de 15 pontos no intervalo (44 a 29).
À frente do placar, a experiente equipe de Blumenau passou a ditar o ritmo de jogo, administrando o resultado. O duelo ficou truncado, com algumas jogadas mais ríspidas e os dois times tomando faltas técnicas. O time blumenauense não teve mais o ímpeto do segundo período, mas jogou o suficiente para vencer os dois últimos quartos (17 a 16 e 18 a 13) e sacramentar a conquista com boa diferença.
Fala professor
Técnico campeão, André Germano enalteceu os atletas e o nível da disputa. Ele comenta que o time treinou muito forte após o Brasileiro e parabenizou também as equipes adversárias. “A gente vinha treinando muito duro, buscamos jogadores competitivos para buscar título, e todo apoio que temos da Prefeitura e dos demais apoiadores nos fortalecem para essa conquista. Blumenau sempre entra para lutar pelo título e com Brusque não é diferente, por isso foi uma grande decisão e estamos muito felizez”.
Já o técnico Abdala Salomão comenta que mesmo com o vice-campeonato em casa, a participação de Brusque no torneio é positiva. “Fizemos três bons jogos (no quadrangular final). A equipe foi aguerrida e lutou até o fim. O importante é estarmos em finais. A consequência de resultados negativos ou positivos, num jogo como esse, se dá em detalhes, e hoje pecamos muito no passe, e isso também é mérito do time adversário”, reconhece.
“Competição de grande nível” diz presidente da FCB
O presidente da FCB, Fábio Deschamps, e o vice, Sergio Carneiro, o Serjão, estiveram na Arena Brusque prestigiando às finais. Deschamps diz que a competição foi uma surpresa pelo nível técnico apresentado pelas equipes e equilíbrio dos jogos, sobretudo em virtude da pandemia. “Só temos a agradecer a todos que tiveram a paciência necessária nessa retomada, cumprindo todas as regras sanitárias. Estamos felizes com o basquete voltando com tudo. Tem muito mais pela frente”, comenta.
O presidente da FCB também já aproveitou para destacar o início do Campeonato Estadual, previso para começar no próximo mês. “Com certeza será mais um grande campeonato, com excelente nível técnico e equilíbrio entre os times. Uma competição com aquele padrão da federação, que com apoio da Trimania mais uma vez vai fazer um belo campeonato”, finaliza.