Home Brusque Brasil triunfa em dose dupla nas Olimpíadas de Tóquio

Brasil triunfa em dose dupla nas Olimpíadas de Tóquio

Futebol e vôlei feminino venceram na competição

por Luiz Mendes
0

O Brasil triunfou em dose dupla nas Olimpíadas de Tóquio na manhã desta terça-feira (27). A seleção brasileira de futebol feminino, com gol de Andressa Alves, venceu a Zâmbia por 1 a 0 e agora avançou para as quartas de finais da competição. Já a seleção de vôlei feminino, mesmo com sufoco, venceu a a República Dominicana por 3 sets a 2 e, no próxima partida, a equipe entra em quadra para decidir a liderança do grupo A.

Futebol

Mesmo com um time composto por várias reservas, a seleção brasileira feminina venceu a Zâmbia por 1 a 0 em Saitama, no encerramento da fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio, e se classificou em segundo lugar no Grupo F. Andressa Alves, com gol de falta, deu vitórias para as brasileiras. A equipe ainda teve a oportunidade de jogar desde o início da partida com uma atleta a mais após a expulsão da zagueira Mweemba, que derrubou Ludmila em clara oportunidade de gol.

Próximo jogo

O Brasil terminou com os mesmos sete pontos da Holanda, que goleou a China por 8 a 2 e ficou em primeiro pelo saldo de gols. Na próxima sexta-feira (30), a seleção brasileira vai enfrentar o Canadá, em Miyagi, pelas quartas de final.

Vôlei

Não foi fácil, mas com garra, a seleção brasileira de vôlei feminino vencer a República Dominicana por 3 sets a 2 e continua invicta após dois jogos nas Olimpíadas de Tóquio. As adversárias venceram o primeiro set por 25 a 22. O Brasil, de Rosa Maria, reagiu e fez 25 a 17 e 25 a 13 nas duas parciais seguintes, com certa facilidade. No quarto set, a República Dominicana conseguiu aplicar um 25 a 23 e levou o duelo para a definição no quinto.

Brasil vence a República Dominicana por 3 sets a 2 – Foto: Toru Hanai/Getty Images

No último set, finalmente, as brasileiras conseguiram se impor. Após empate em 10 a 10, o time deslanchou e conquistou vitória mais suada que o previsto. O quinto e último set terminou em 15 a 12 para as meninas do Brasil. A atleta Fernanda Garay deu mais um show e, com 26 pontos, foi o destaque das brasileiras. Já no lado da República Dominicana, Brayelin Martinez foi o grande destaque com 24 pontos anotados. 

Próximo duelo

A Sérvia venceu os dois primeiros jogos por três sets a zero e lidera o grupo A. O Brasil vem logo atrás, com dois sets perdidos. As duas seleções se encaram no próximo sábado e devem decidir a liderança da chave. Japão, Quênia, República Dominicana e Coréia do Sul brigam pelas outras duas vagas para as quartas-de-final.

Medalhas

No quadro de medalhas, o Brasil é o 14° colocado com cinco conquistas. Ao todo, o país coleciona uma de ouro com Italo Ferreira (surf), duas de prata, com Kelvin Hoefler (skate) e Rayssa Leal (skate) e duas de bronze com Daniel Cargnin (judô) e Fernando Scheffer (natação). O primeiro colocado no quadro é o Japão que já coleciona 18 medalhas. Ao todo, o país já conquistou dez ouros, três pratas e cinco bronzes.

Foto: AYAKA NAITO / AFP